10/12/2019

O diretor geral do Instituto Florestal (IF) Luis Alberto Bucci foi entrevistado no programa Bem da Terra do dia 09 de dezembro. O tema foi o projeto “Resgatando Vidas e Recuperando o Bioma”, que trabalha a recuperação de dependentes químicos com o preparo e plantio de mudas.

O projeto teve início com a Campanha da Fraternidade de 2017. O tema era biomas brasileiros. Neste contexto, o IF e a então Secretaria de Meio Ambiente apresentaram o projeto em parceria com o Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod) da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo. Anna Carolina Hidalgo Buonafine, assistente social do Cratod, participou da entrevista. Também são parceiros no projeto os Leigos Saletinos.

Trata-se de um programa de recuperação e inserção de pessoas ao mercado de trabalho. As oficinas de produção de mudas são uma maneira muito simples de propiciar aos pacientes o retorno ao convívio social.

“Tudo o que a gente fala de restauro ambiental é de absoluta importância para o mundo todo. Nós estamos vivendo uma grande crise ambiental e este pequeno projeto, que pode ser colocado em nível de Brasil, pode ajudar a regularizar a questão climática. O projeto ajuda na captação dos gases do efeito estufa, os recuperandos aprendem uma profissão e todos saem ganhando com isso”, explica Bucci.

O diretor geral do IF vislumbra para os próximos anos dobrar o atendimento e a produção de mudas, que são doadas para proprietários de terra que não cometeram crimes ambientais. “Doamos ano passado 1.600 mudas de juçara para sistemas agroflorestais no Vale do Ribeira”, contabiliza Bucci. Ao todo, já foram produzidas 20 mil mudas e passaram 50 “aprendizes do bioma” pelo programa.

O Bem da Terra faz parte da programação do Canal Terraviva, do Grupo Bandeirantes.

Clique aqui para assistir à entrevista.

Saiba Mais:

200 mudas são plantadas na sede do IF como forma de recuperação de dependentes químicos

Oficinas de preparo de mudas auxiliam a recuperação de dependentes químicos