
13/12/2019
Na segunda-feira, 9 de dezembro, ocorreu na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) a 15ª edição do prêmio Paul Donovan Kigar de Honra ao Mérito por Realizações de Vida. Dentre os homenageados estavam nomes como o estadunidense Orville Derby e o sueco Alberto Löfgren, membros da Comissão Geográfica e Geológica da Província de São Paulo (CGG), órgão que deu origem a instituições como o Instituto Florestal (IF) e o Instituto Geológico (IG).
“O Prêmio visa homenagear, prestigiar e reconhecer os grandes exemplos de pessoas simples ou intelectuais que contribuíram ou contribuem para a sociedade brasileira e mundial”, declarou Malcolm Forest, filho de Paul Donovan Kigar e organizador do evento.
Orville Derby foi o primeiro chefe da CGG e quem convidou Alberto Löfgren para chefiar as seções de meteorologia e botânica. Este último é considerado o primeiro diretor do que se tornaria o Serviço Florestal e posteriormente o IF.
A cerimônia contou com a presença de Eric Nilson Löfgren e Dayse Janot Löfgren, bisnetos do sueco.”A gente se sente feliz por alguém que veio da Suécia há mais de 100 anos e desenvolveu um trabalho que ainda hoje é reconhecido como de extrema importância para a botânica brasileira”, relatou Eric Nilson.
Como não foram encontrados descendentes de Derby, o Instituto Florestal recebeu a honraria pelas mãos do diretor geral Luis Alberto Bucci.
“O prêmio recebido representa uma destacada homenagem àqueles que foram verdadeiros visionários na conservação da biodiversidade do estado de São Paulo. Alberto Löfgren e Orville Derby deixaram um legado inquestionável para as diretrizes das políticas públicas em meio ambiente”, ressalta Bucci.
No dia 11, os irmãos Löfgren estiveram no Parque estadual da capital que leva o nome de seu bisavô desde 1992 e foi criado por ele em 1896. Primeiro conheceram a sede do Instituto Florestal e em seguida conheceram o Museu Florestal “Octávio Vecchi”. A visita foi uma oportunidade de trocar informações acerca da história deste pioneiro e fortalecer os laços entre a instituição e a família da figura mais importante da trajetória do IF.
Fotos: Acervo Instituto Florestal