
11/11/2019
Na quinta-feira, 7 de novembro, ocorreu a 2ª edição da premiação do “EducaTrilha na Escola”. O evento foi realizado no Anfiteatro da Secretaria Municipal de Educação de Piracicaba no interior paulista. Durante a premiação foi apresentado todos os projetos desenvolvidos pelas escolas participantes, que envolveram diretamente cerca de 1700 pessoas. Em seguida divulgado as escolas vencedoras da edição 2019: Escola Estadual Prof. Manassés Ephrain Pereira, Escola Estadual Affonso José Fioravante e Maple Bear Canadian School.
O prêmio desta edição será uma viagem pedagógica com representantes das escolas (professores, coordenadores e gestores) ao Núcleo Cunha do Parque Estadual da Serra do Mar, que acontecerá de 15 a 17 de novembro.
Os critérios de pontuação foram construídos com base nas Políticas Estadual e Municipal de Educação Ambiental e nas demandas da Diretoria de Ensino da Região de Piracicaba e da Secretaria Municipal de Educação de Piracicaba.
O programa consiste em processos formativos e um concurso de projetos de educação ambiental desenvolvidos em escolas municipais, estaduais e particulares, incluindo visitas à Estação Experimental de Tupi, também conhecido como Horto de Tupi. O programa visa integrar essas visitas a processos de educação ambiental críticos e permanentes em toda a rede de ensino. Ao longo deste ano, foram realizados seis encontros de formação com os professores e três encontros de tutoria em cada escola participante.
A edição 2019 do “EducaTrilha na Escola” está sendo realizada pelo Instituto Florestal da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SIMA) e Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Piracicaba (SEDEMA). Conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, da Diretoria de Ensino de Piracicaba, da Fundação Florestal, da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – ESALQ (Laboratório de Educação e Política Ambiental – OCA e Grupo de Estudos Desafios da Prática Educativa – GEDePE), do Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental (GMEA) e da OSCIP Pira 21, e com o patrocínio da OJI Papéis.
Fotos: Acervo Estação Experimental de Tupi
Mais informações: Maria Luísa Bonazzi Palmieri – Estação Experimental de Tupi – Tel.(19) 3438-7116 / 3438-7200