03/10/2019

No último sábado, 28 de setembro, aconteceu na sede do Instituto Florestal (IF), na capital paulista, o Seminário “Os impactos das pesquisas ornitológicas, soltura, observação e fotografia sobre a avifauna”. O evento marcou a celebração do 35º aniversário do Centro de Estudos Ornitológicos (CEO).

A abertura do Seminário teve as presenças do diretor geral do Instituto Florestal, Luis Alberto Bucci, e do presidente do CEO Fábio Ferrão.

Ao longo do dia foram realizadas palestras sobre o impactos da observação de aves e como minimizá-los, como prevenir ou minimizar efeitos negativos de comedouros e critérios para soltura de aves. A pesquisadora científica do IF Andréa Soares Pires ministrou a palestra “Códigos de ética do observador e fotógrafo de aves. Na prática funcionam?”

O Seminário teve ainda a participação dos pesquisadores científicos do Instituto Florestal Márcio Port e Fernando Descio, o subsecretario do CEO Luiz Fernando e Fabíola Campos (artista plástica responsável pela exposição de quadros no evento). O evento teve ainda o apoio da Sociedade para a Conservação das Aves do Brasil (SAVE Brasil).

O Centro de Estudos Ornitológicos é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, com objetivos de congregar pessoas interessadas na observação de aves, ornitologia e temas correlatos, desenvolver estudos ornitológicos, contribuir para a conservação da natureza em geral e das aves em particular e para a educação ambiental da população. Qualquer cidadão pode se associar.

Fotos: Fábio Ferrão e Acervo Instituto Florestal