14/10/2019

No último 12 de outubro, aconteceu no Parque Estadual Alberto Löfgren, também conhecido como Horto Florestal, na capital, a Caminhada Animada em comemoração ao Dia das Crianças. O evento reuniu cerca de 50 participantes de todas as idades nesta que foi uma edição especial das Caminhadas Históricas, que ocorrem no Parque desde o início de 2018 e têm como objetivo contar aos visitantes a relação do local com a trajetória da conservação da natureza no Estado de São Paulo.

O percurso passou por arboretos centenários e prédios antigos. Os participantes tomaram conhecimento de figuras marcantes, históricas e folclóricas, que contribuíram com a construção do pensamento ambientalista no Brasil.

Esta edição da Caminhada foi preparada especialmente para as crianças com muita música, contação de histórias e missões. A brincadeira foi no estilo de uma caça ao tesouro. As crianças seguiram pistas, como pergaminhos e mapas desenhados a mão e pegadas de onça pintadas nas alamedas de asfalto do Parque. Quem chegasse ao final encontraria a imagem do Curupira, recém instalado no Horto, e ali faria um juramento para se tornar um guardião da floresta.

Além de aprenderem sobre a história do Parque, as crianças e também os adultos puderam conhecer um pouco mais sobre a fauna e a flora presente no local, principalmente na volta que deram ao redor do lago, onde podem ser observadas diversas espécies de aves. Também foram alertados para tomarem cuidado com animais peçonhentos, como cobras aranhas e escorpiões. Os visitantes ainda foram avisados para não alimentarem os animais, pois tudo o que eles precisam eles encontram ali na floresta, como por exemplo o fruto do jatobá, que os macacos adoram.

As crianças plantaram ainda uma muda de louveira aos pés do Museu Florestal “Octávio Vecchi”.  Este foi um momento muito importante, pois não se tinha conhecimento de nenhum exemplar desta espécie plantado no Horto. Octávio Vecchi, criador do Museu, é homenageado no nome científico da árvore: Cyclolobium vecchi A. Samp. Ex Hoehne.

Após passarem pela imagem de São João Gualberto e encontrarem a estátua do Curupira, todos receberam um distintivo certificando que cumpriram a missão e agora eram protetores da natureza.

O evento é resultado da parceria entre o Museu Florestal Octávio Vecchi, representando o Instituto Florestal (IF) e o Movimento Conservatio, idealizadores das Caminhadas Históricas no Horto. Contam com o apoio da Coordenadoria de Parques e Parcerias (CPP) da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), do Movimento Infanto-Juvenil Crescendo com Arte (MICA), entre outros voluntários que disponibilizam seu tempo e energia para oferecer atividades educativas gratuitas ao público nos finais de semana.

O estandarte da Festa das Árvores, realizada ao longo de todo o mês de setembro, acompanhou todos os passos da Caminhada.

Fotos: Robinson Dias