
10/09/2019
Nos dias 22 e 23 de agosto, aconteceu na Estação Experimental de Jaú a “Trilha do Saci”, ação educativa em comemoração ao Dia do Folclore (22). A atividade integrou a programação do Festival Caipira de Pouso Alegre, evento promovido anualmente pela Secretaria de Cultura e Turismo do município.
O objetivo do Festival é resgatar a identidade caipira por meio de diversas formas de arte. Parte da programação ocorre no bairro rural Pouso Alegre de Baixo, que é referência na região como destino para turismo histórico-cultural e gastronômico. E onde é sediada a Estação Experimental de Jaú, área protegia sob gestão do Instituto Florestal (IF).
As áreas florestais da Estação Experimental de Jaú constituem alguns dos poucos remanescentes de vegetação nativa do município. No contexto regional, possui grande relevância para conservação da biodiversidade, realização de pesquisas e espaço para atividades educativas e socioambientais, como ocorreu durante este evento.
A atividade teve um público estimado de 100 pessoas. Reuniu amantes da cultura local e alunos da rede municipal de ensino, incluindo escolas do barro de Pouso Alegre e da Casa da Criança de Jaú.
As crianças e seus acompanhantes (pais e professores) foram conduzidos pela Cia. de teatro “Era Uma Vez um Gato Xadrez” para a apresentação de uma peça teatral sobre o Saci e outras lendas e personagens folclóricos, como o Curupira, protetor das florestas.
Durante o passeio, foi enfatizada a importância de se preservar as florestas, os animais, os rios, e, assim, o ambiente natural, assim como as tradições regionais.
Fotos: Acervo Instituto Florestal
Mais informações: Estação Experimental de Jaú – Tel. (14) 6323-1078