13/08/2019

O secretario de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Marcos Penido, esteve nesta segunda-feira (12) na sede do Parque Estadual Morro do Diabo, no município de Teodoro Sampaio/SP, para participar de uma reunião com os prefeitos da União dos Municípios do Pontal do Paranapanema sobre as demandas ambientais da região.

Em sua fala, Penido abordou temas que julga como desafios para a sua gestão, tais como a despoluição do rio Pinheiros, o cuidado com as bacias hidrográficas estratégicas para São Paulo, o projeto ‘Nascentes’ e as discussões e programas voltados ao pagamentos de serviços ambientais. Discorreu sobre a importância de se repensar os resíduos sólidos, de separá-los e executar a tão desejada e necessária reciclagem mediante o consórcio de equipamentos e aterros sanitários em parcerias entre municípios. Deu distinção à questão das mudanças climáticas. “Elas já estão aí, estão sendo sentidas no dia-a-dia, pois quando que num mês de agosto teríamos aqui no Pontal 35º C?”, defendeu o secretário, enfatizando ainda que este fenômeno, incrementado por nós, deve gerar mudanças de atitudes de governos e em toda a população.

Estando num dos parques estaduais mais importantes do Sistema Ambiental Paulista, Penido ressaltou a importância da biodiversidade, das Unidades de Conservação e de se trazer o público para dentro delas, pois só assim se conseguirá avançar na conservação e desfrute destas áreas. Defendeu as concessões de serviços, como já iniciado em Campos do Jordão, desde que as áreas possuam seus planos de manejo.

O secretário não se esqueceu de aludir sobre a relevância das pesquisas científicas para o desenvolvimento do Estado, apontando por mais de uma vez o exemplo da pesquisadora científica do Instituto Florestal Andréa Soares Pires, que em outubro estará em Lima, Peru, aonde participará do III Congresso Latinoamericano de Parques, representando a instituição.

Acompanhado pelo professor Francisco Tortuello, representante do Secretário de Desenvolvimento Regional Marco Vinholli, Penido recebeu de Andréa uma camiseta alusiva ao projeto “Aves do Morro do Diabo”.

Foto: Acervo Instituto Florestal