05/08/2019

O comitê gestor da área de visitação pública da Estação Experimental de Tupi (“Horto de Tupi”) se reuniu no no dia 29 de julho para analisar as propostas de estudantes da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ/USP) e aprovar a programação de atividades de educação ambiental do segundo semestre.

Formado por representantes do Instituto Florestal, Prefeitura de Piracicaba, ESALQ/USP e Associação Esportiva Tupi Futebol Clube, o comitê analisou as propostas elaboradas por estudantes das disciplinas “Manejo de Áreas Naturais Protegidas”, da professora Teresa Cristina Magro Lindenkamp, e “Ecologia Aplicada”, dos professores Katia FerrazFlávio Gandara, Marina Duarte e Alexandre Percequilo.

Os trabalhos apresentaram sugestões quanto à sinalização, prevenção de incêndios, formação da equipe em relação aos primeiros socorros, implantação de nova trilha para ciclismo, recuperação da trilha da queda d’água e revitalização das áreas de piquenique.

Além disso, abordaram a pertinência de categorização da Estação Experimental de Tupi como Unidade de Conservação (Floresta Estadual ou Parque Estadual), possibilidades de trabalhos de educação ambiental com crianças com base na educação ambiental crítica e abordando problemas existentes no local (o grupo foi responsável pelo “Brincar é Educar”, realizado na unidade), a percepção da comunidade sobre o Horto e a caracterização de visitantes.

Também foram elaboradas propostas para utilização, em plantios na unidade, de espécies da flora polinizadas por espécies de abelhas nativas, estudo sobre solos da unidade, necessidade de estudo sobre impactos da fauna exótica (especialmente os saguis) e um plano de levantamento de fauna nativa.

Na reunião do comitê gestor, iniciou-se a análise das propostas, a qual terá continuidade na próxima reunião, no dia 26 de agosto, às 13h30min, na Estação Experimental de Tupi. Após este trabalho, pretende-se entregar aos professores responsáveis pelas disciplinas uma planilha com a análise das propostas, explicando quais serão implementadas e justificando os motivos de inviabilidade das que não puderem ser colocadas em prática neste momento.

Na mesma reunião, foi aprovado o calendário de atividades de educação ambiental do segundo semestre, no qual haverá continuidade dos encontros formativos e de tutoria do “EducaTrilha na Escola” (com professores), reuniões pedagógicas e visitas dos estudantes do “PJ Tupi: educação integral e ambiental” (desenvolvido com a Escola Estadual Pedro de Mello) e encontro do Bacia Caipira (com grupos da terceira idade). Além disso, foi aprovada a programação do “Vem pro Horto” do segundo semestre, construída com a participação de pessoas físicas e instituições que demonstraram interesse em desenvolver atividades de educação ambiental aos finais de semana voltadas à comunidade na Estação Experimental de Tupi. Seguem os eventos previstos:

  • 18/08, às 9h: Contemplando e fotografando a natureza no Horto;
  • 01/09, 27/10 e 10/11, às 7h30: Vem passarinhar;
  • 06/10, às 9h: Vem brincar e aprender no Horto;
  • 13/10, às 8h: Passeio ciclístico;
  • 23/11, às 8h: Caminhada Histórica.

Todos os programas de educação ambiental são coordenados conjuntamente pelo Instituto Florestal da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente e Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Piracicaba e contam com diversos parceiros. Para mais informações, acesse Estação Experimental de Tupi no Facebook e Instagram.

Fotos: Acervo Estação Experimental de Tupi