22/08/2019

Ao todo 370 pessoas já participaram da Caminhada Histórica no Parque Estadual Alberto Löfgren (Horto Florestal) somente neste ano

No último sábado, 17 de agosto, ocorreu a quarta edição do ano da Caminhada Histórica no Parque Estadual Alberto Löfgren, também conhecido como Horto Florestal, localizado na zona norte de São Paulo.

O dia ensolarado garantiu uma manhã movimentada e agradável. Ao longo do trajeto, foram apresentados aos visitantes importantes personagens como Alberto Löfgren, Edmundo Navarro de Andrade e Octávio Vecchi, todos ex-diretores do Serviço Florestal (atual Instituto Florestal-IF). Também foram mostrados edifícios como o Museu Florestal, o Palácio do Governador e o prédio central do IF na área administrativa do parque. Todo este conjunto é de enorme relevância na história da instituição. Figuras sagradas e folclóricas tiveram destaque durante a Caminhada, como São João Gualberto e o Curupira. Ambos são protetores da floresta e possuem imagens no Parque.

A novidade nesta edição foi a visita até a Biblioteca do Instituto Florestal, que possui um amplo acervo constituído por obras de botânica, silvicultura e ciências correlatas, e reconhecida por técnicos como fonte primordial para suas pesquisas.

A ONG Grupo Terra, que tem como entre seus objetivos contribuir para inclusão de pessoas com deficiência visual através do esporte, lazer e cultura, marcou presença no evento trazendo cerca de um quarto dos visitantes.  Ao todo, 100 pessoas participaram da Caminhada Histórica, a maioria visitando o Parque pela primeira vez.

“Temos um grupo de passeio ligado as questões ambientais e a arte. Uma pessoa do grupo indicou a Caminhada e decidimos vir conhecer. Gostamos tanto que já estamos planejando voltar com um grupo maior” conta  Zizi Bergamaschi, estudante da Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ).

Tinha gente dos cantos mais distantes da capital, como centro e zona sol, além de visitantes do interior de São Paulo, como o município de Piracicaba.

A iniciativa do Instituto Florestal, por meio do Museu Florestal, em parceria com a Coordenadoria de Parques e Parcerias da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, que compartilha a gestão da área, e  Movimento Conservatio teve início no ano passado. O primeiro evento ocorreu em comemoração ao aniversário de 122 anos do Parque. Ao todo, já foram realizadas 10 Caminhadas Históricas no Horto. Somente neste ano, 370 pessoas já participaram da atividade.

A próxima Caminhada História ocorrerá no dia 12 de outubro, em comemoração ao Dia das Crianças. Vale lembrar que a entrada é gratuita!