
16/07/2019
Neste domingo (14), após participar da missa campal para São João Gualberto, o santo protetor das florestas, o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo Marcos Penido visitou o Museu Florestal “Octávio Vecchi” para conhecer seu acervo.
O Museu está localizado no Parque Estadual Alberto Löfgren, zona norte da capital paulista. O edifício, construído entre 1928 e 1930 e inaugurado em 1931, foi projetado especificamente para receber o acervo, bem como laboratórios de pesquisa que funcionaram no piso inferior entre as décadas de 1930 e 1960. O Museu Florestal foi importante seção de pesquisa e abrigou laboratório de meteorologia, de fotografia, herbário e xiloteca do Serviço Florestal, atual Instituto Florestal.
O acervo é composto por um diverso mostruário de madeiras entalhadas, sementes, peças das escolas de xilografia, charão (laca japonesa), marcenaria, marchetaria, aquarelas, grande painel a óleo de autoria de Helios Seelinger que ilustra a história de São Paulo, pintura mural de espécies nativas realizada por Antonio Paim Vieira, vitrais executados pela Casa Conrado, além de outras obras.
Conjugando ciência, história e arte, o Museu é espaço de contemplação e educação ambiental.
Fotos: Acervo Instituto Florestal
Mais informações: Tel. (11) 2231-8555 / Ramal 2053