
25/07/2019
Um casal de visitantes da Floresta Estadual de Avaré (também conhecida como Horto Florestal), avistou na unidade uma família de jacurutus (Bubo virginianus). A espécie é a maior coruja do Brasil e uma das maiores do mundo. O registros do adulto e seus dois filhotes foram realizados entre os dias 13 e 14 de julho.
Rafael Milani é fotógrafo e Erika Curto é estudante de odontologia. Eles praticam a observação de aves juntos desde 2011 (Rafael desde 2008). O casal não mora em Avaré, mas Erika morou na cidade quando criança e ainda tem família por lá. Então quando viajam para a região sempre dão um jeito de ir ao Horto para passarinhar.
“O Horto de Avaré é um lugar que a gente gosta muito porque é de fácil acesso, tem uma estrutura boa e dá pra fazer as trilhas autoguiadas”, conta o fotógrafo.
Paulo Henrique dos Santos, técnico do Instituto Florestal (IF), ressalta a importância da comunidade realizar estes registros e criar dados sobre as unidades de conservação e áreas protegidas. “Isso se torna uma ferramenta valiosa que tende a contribuir com o manejo das áreas e consequentemente com a conservação das espécies”, explica.
O fotógrafo já desconfiava que havia muitas espécies diferentes de coruja no Horto, mas não esperava que uma delas fosse o jacurutu, uma ave imensa que apesar de não ser rara é incomum e não muito tolerante com a presença humana. “Este registro foi de longe o mais legal que fizemos. Ficamos surpresos com o avistamento e felizes em ajudar, mesmo sendo um trabalho de formiguinha. A gente gosta muito do Horto de Avaré justamente porque lá tem sempre alguma surpresa dessas”, conta Rafael.
Apesar da gestão da área ter sido passada recentemente à Prefeitura, o trabalho que o IF vem realizando no relacionamento com os visitantes e com as comunidades do entorno possibilita que o trabalho da instituição continue imprescindível para a conservação da área e produção do conhecimento científico.
Rafael e Erika já contribuíram em outra ocasião na elaboração do Passaporte Aves de São Paulo, produzido pelo Governo de São Paulo através da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente.
A Floresta de Avaré possui uma página no Wikiaves, na qual os observadores de aves registram as espécies avistadas na unidade.
Ciência Cidadã
Na manhã do dia 02 de agosto, sexta-feira, a pesquisadora científica do Instituto Florestal Andréa Soares Pires realiza um curso de observação de aves e ciência cidadã no Seminário de Iniciação Científica da instituição. A atividade mistura teoria e prática. A palestrante mostrará como as tecnologias digitais contribuem para a ciência cidadã, na qual leigos geram dados científicos e participam do processo de produção do conhecimento. O objetivo é sensibilizar os participantes para práticas de baixo custo e estimular o uso de redes sociais e plataformas virtuais como o Wiki Aves e o eBird.
A pesquisadora levará 10 binóculos para disponibilizar para os participantes do minicurso, mas sugere para aqueles que já possuem o equipamento ou câmeras fotográficas, que tragam para a atividade.
A oficina acontece na sede do IF, localizado no Parque Estadual Alberto Löfgren, na capital paulista.
Fotos: Rafael Milani e Erika Curto
Mais informações: Paulo Henrique dos Santos – Programa de Uso Público da Seção de Florestas de Avaré – Tel.: (14) 3732-0290