
04/06/2019
O Instituto Florestal (IF) esteve presente no 14º Encontro Brasileiro de Observação de Aves (Avistar Brasil 2019), que aconteceu no campus da Universidade de São Paulo entre os dias 17 e 19 de maio. O maior evento do gênero na América Latina trouxe palestras e atrações para os mais diferentes públicos, de profissionais a crianças.
Com atividades científicas e educativas, o IF deu continuidade às participações que vinha fazendo nos anos anteriores.
A pesquisadora científica da instituição Andréa Soares Pires, que no ano passado havia apresentado um painel sobre estudo que aborda a observação de aves como ferramenta para gerar indicadores de qualidade ambiental, apresentou uma palestra no auditório principal do evento sobre o birdwatching em Áreas Protegidas.
A equipe do Museu Florestal Octávio Vecchi, em parecia com o Movimento Conservatio, que em 2018 apresentou palestra sobre a história da conservação em São Paulo, desta vez ministrou intervenções diversas. O grupo promoveu atividades lúdicas como o “varal da conservação”, que estimulou os visitantes a recordarem seu primeiro contato com a natureza e pendurarem em um varal, onde estavam colocados outros marcos históricos do nosso ambientalismo. Também foi realizada uma roda de conversa com os participantes do evento acerca da Festa da Árvore. A oficina apresentou aos visitantes as origens e tradições da Festa no Brasil, realizada pela primeira vez em 1902, em Araras/SP. A partir destas memórias e trajetórias, os participantes foram convidados a contribuir e participar da programação de uma nova edição do evento que deverá ser realizada em setembro.
Fotos: Acervo Instituto Florestal
Notícias relacionadas
- Seminário de Iniciação Científica do IF terá oficinas gratuitas de Ciência Cidadã, Observação de Aves e Educação Ambiental em Áreas Protegidas
- Pesquisador do Instituto Florestal registra espécie rara de ave no Parque Estadual Morro do Diabo
- Observação de aves pode contribuir com a conservação e gerar dados científicos