
25/06/2019
“Na tarde do último domingo, 23 de junho, faleceu aos 58 anos o pesquisador científico do Instituto Florestal Cláudio Henrique Barbosa Monteiro. A Missa de Sétimo Dia ocorrerá sábado, dia 29, na Paróquia Nossa Senhora das Estrelas em Itapetininga, interior de São Paulo.
Graduado em engenharia agronômica pela Universidade de Taubaté, Cláudio ingressou no IF em 1987, foi Chefe de Seção Técnica, Diretor da Divisão de Florestas e Estações Experimentais e Diretor Geral da instituição entre 2007 e 2009. Durante este período gerenciou o Projeto São Paulo Amigos da Amazônia, que possibilitou o desenvolvimento de novos métodos e identificação de madeira que ampliou o combate ao transporte e comercialização ilegais.
Em sua trajetória na instituição produziu vários estudos na produção de resina, que impactaram diretamente o setor no Brasil. Atualmente, Cláudio concentrava suas pesquisas na Estação Experimental de Itapetininga. Estava trabalhando em uma nova técnica de extração de resina em pinos para melhoria na qualidade do produto. Tradicionalmente a extração é feita em estrias, a cada 15 dias. A pesquisa tem como objetivo substituir o modo convencional por furos e já mostrou bons resultados.
Ainda recentemente, no dia 13, nosso saudoso amigo proferiu uma palestra no I Simpósio – Resinagem ARESB, em Itapeva/SP.
Nossa eterna gratidão ao servidor público e amigo Cláudio Henrique Barbosa Monteiro pela dedicação e carinho que sempre teve com os funcionários do Instituto Florestal.
À família, Janice, Leonardo e Ludmila nosso eterno apoio e consideração”
Luis Alberto Bucci
Diretor Geral