15/05/2019

O Instituto Florestal (IF) é parceiro do projeto “Guardiões do Meio Ambiente”, que consiste em um álbum de figurinhas que foi entregue na Escola Municipal CAIC “Laura Suriani Barbuio”, localizada em Santa Rita do Passa Quatro. O evento de distribuição ocorreu em 12 de abril e contou com a presença de autoridades da locais, além de André Luis Teixeira de Lucca, biólogo responsável da Estação Experimental de Santa Rita do Passa Quatro, unidade sob gestão do IF.

Com a coordenação de Luciano D’avilla Pereira, a ideia do projeto surgiu com os álbuns de figurinhas da Copa do Mundo de futebol. Luciano é professor de educação física na rede pública escola CAIC e nas Faculdades Asser – Unicep de Porto Ferreira. Inicialmente o tema era voltado para o incentivo da prática de atividades físicas. Mais tarde o projeto foi sendo remodelado para incluir a educação ambiental. “Mesmo sendo professor de educação física, entendo que a conservação ambiental é uma responsabilidade de todos nós”, comenta Luciano, que aponta a necessidade de conscientização dos alunos para com todos os temas envolvendo o meio ambiente.

Cada capítulo do álbum é sobre um determinado tema. Os professores utilizam como estratégia de ensino. Segundo Luciano, o álbum é usado dessa maneira mais lúdica para chamar a atenção e cativar as crianças. “Precisamos criar estratégias e alternativas divertidas e motivacionais para essa nova geração da tecnologia e da informação em tempo real. Não está adiantando mais ficar apenas na lousa, é necessário mudar a técnica de ensino e acreditamos que com o álbum a criança irá absorver melhor a informação e replicar na vida ou na comunidade dela”, explica o professor.

A cada semana as crianças ganham figurinhas novas conforme vão completando os objetivos em sala de aula. O álbum tem ao todo 370 figurinhas, que correspondem a todos os alunos e funcionários da escola. O primeiro aluno a conseguir completá-lo ganha uma bicicleta. Uma forma de incentivar o exercício físico.

Além dos muros da escola, serão organizadas na Estação Experimental de Santa Rita atividades ao ar livre, como caminhadas e trilhas, para incentivar as crianças a irem com seus pais. Para isto acontecer, Luciano aponta que a parceria com o IF foi fundamental para a credibilidade do projeto e para seus desdobramentos. “Desde o inicio, o André se mostrou muito interessado e empolgado com a iniciativa. A participação dele foi fundamental para abrir as portas do unidade afim de estudarmos para a criação do álbum e para as atividades que aconteceram”, comenta. Para André a Estação Experimental de Santa Rita é um valioso patrimônio florestal que apresenta grande valor histórico e ecológico, “isso favorece o desenvolvimento de atividades de educação ambiental para os alunos do projeto, ampliando a conscientização das crianças, o que é fundamental para buscarmos uma melhor qualidade de vida e um futuro melhor”, conclui.

O projeto também tem parceria com a Comasa – Companhia Águas de Santa Rita.

Fotos: Acervo pessoal

Mais informações: (19) 3582-1807