
03/05/2019
Neste mês, o Museu Florestal Octávio Vecchi participa da 17ª Semana Nacional de Museus e oferece uma programação especial para o público. O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) promove a Semana estimulando museus de todo o país a realizarem atividades simultaneamente durante o período. A temática deste ano é “Museus como núcleos culturais: o futuro das tradições”.
Abrindo a programação, no dia 15 de maio (quarta-feira), às 14h, será oferecida uma oficina de pintura em tela para pessoas da terceira idade. As atividades serão orientadas por professoras voluntárias do Movimento Infanto-Juvenil Crescendo com Arte (MICA). É necessário inscrição prévia. As obras resultado da oficina ficarão expostas até o dia 07 de junho.
No dia 18 (sábado), às 14h30, acontece a mesa redonda “Museus, Comunidades e Meio ambiente”. A professora Cecília Machado, coordenadora do curso técnico de museologia da Etec Parque da Juventude/CPS irá ministrar a palestra “Museu Florestal do Horto: Análise de uma instituição museológica e seu público-alvo”. Já a professora Vilma Cristina Noseda, do Núcleo de Estudos História Social da Cidade da PUC-SP, falará sobre a “Elaboração de Diretrizes Metodológicas para a criação do Ecomuseu da Reserva Florestal do Morro Grande”. Os debates serão mediados pelo professor Janes Jorge, do Departamento de História da UNIFESP-Guarulhos.
Fechando a programação, no dia 19 (domingo), às 15h, será realizada contação de histórias com os “Alendígenas”, um casal de outro planeta que trará lendas e contos do folclore brasileiro.
O Museu Florestal Octávio Vecchi está localizado no Parque Estadual Alberto Löfgren (Horto Florestal), na zona norte de São Paulo. O espaço abre regularmente para visitação de quarta à sexta, das 10h às 12h e das 14h às 17h.
Todas as atividades são gratuitas.
Local: Rua do Horto, 931 – São Paulo/SP
Mais informações: Tel. (11) 2231-8555 / Ramal 2053 – museuflorestal@if.sp.gov.br