20/05/2019

No dia 14 de maio, o Conselho Consultivo da Estação Ecológica de Itirapina realizou a posse dos conselheiros em sua primeira reunião ordinária. Estavam representadas por titulares ou suplentes nove das dez instituições integrantes do colegiado.

Maria Luísa Palmieri

Denise Zanchetta, pesquisadora científica do IF, chefe da Seção de Tupi e responsável pela Estação Ecológica de Itirapina, expressou sua satisfação com a constituição do Conselho. Trata-se de uma demanda antiga de todos os técnicos e pesquisadores envolvidos com a gestão da unidade na última década. Destacou ainda a importância da participação social para o aprimoramento e eficácia da gestão da unidade.

Após a posse, a especialista ambiental  do Instituto Florestal (IF) Maria Luísa Bonazzi Palmieri ministrou palestra sobre o papel e importância dos conselhos para as Unidades de Conservação. Na apresentação, destacou que estes são espaços fundamentais para a construção conjunta de propostas para que a Unidade de Conservação cumpra cada vez melhor suas funções de conservação, pesquisa e educação ambiental. Maria Luísa também apontou a importância de o conselho elaborar seu regimento interno, agenda de reuniões e plano de ação, para que se fortaleça e tenha uma atuação efetiva.

Membros empossados

Além do Instituto Florestal, são integrantes do Conselho: Fundação Florestal, Polícia Ambiental, Município de Itirapina, Município de Brotas, Associação Meninos da Aracy, Instituto Itaqueri, Sindicato Rural de Rio Claro, UNESP (Instituto de Biociências do campus de Rio Claro), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

A próxima reunião do conselho foi agendada para o dia 25 de junho, às 9h, e terá como pauta o regimento interno e uma apresentação do Plano de Manejo da unidade para embasar a construção do Plano de Ação. Também será oferecida aos conselheiros interessados uma visita no período da tarde à Estação Ecológica de Itirapina, para que todos possam conhecer a unidade.

Fotos: Acervo Instituto Florestal