
22/05/2019
O mês de maio veio repleto de atividades educativas na Estação Experimental de Tupi (Horto de Tupi), em Piracicaba/SP.
No dia 09 de maio, foi realizado o primeiro encontro formativo com os professores participantes do Programa “EducaTrilha na Escola” deste ano. Na ocasião foi feita a “Trilha das percepções e das perguntas”, de modo que os docentes puderam conhecer um pouco sobre o Horto e iniciar algumas reflexões sobre questões socioambientais. Aindas estão abertas as inscrições para o Programa, que é um concurso de projetos de educação ambiental desenvolvidos nas escolas incluindo visitas ao Horto. As escolas podem obter mais informações e se inscreverem no seguinte endereço: https://hortodetupi.wixsite.com/educatrilhanaescola/inscricao.
Neste mês também houve a continuidade do Programa “PJ Tupi: educação integral e ambiental”, desenvolvido com a Escola Estadual “Pedro de Mello”. Foi realizada uma reunião pedagógica sobre o processo de inclusão da educação ambiental e integral em cada disciplina eletiva, bem como a realização da visita da disciplina eletiva “Caminhando pelas trilhas do Ecoturismo”.
Com o público universitário, foi realizada, no Horto, uma aula prática da disciplina “Conservação e Manejo de Fauna Silvestre”, ministrada pela professora Katia Ferraz, da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ/USP). Nesta visita, os alunos tiveram uma vivência prática dos métodos de levantamento de aves e mamíferos, com colaboração dos estudantes de pós-graduação.
Além disso, no dia 10 de maio, ocorreu a primeira apresentação sobre os trabalhos que os alunos da ESALQ estão desenvolvendo na disciplina “Ecologia Aplicada”, ministrada pelos professores Flávio Gandara, Katia Ferraz, Marina Duarte e Alexandre Percequillo. Estão sendo estudados, na Estação Experimental de Tupi, aspectos referentes à fauna, à educação ambiental, à possibilidade de categorização em unidade de conservação, à viabilidade de criação de corredores ecológicos e passagens de fauna, aos impactos dos incêndios florestais no solo, à relação da unidade com a comunidade do entorno, entre outros temas. Com o auxílio de seus tutores, os estudantes estão elaborando propostas para colaborar na gestão da unidade.
No último domingo, dia 19, o foco foi o público infantil. No âmbito do Programa “Vem pro Horto”, foi realizado, em parceria com a Escola COOPEP, o “Vem Brincar no Horto”, no qual foram desenvolvidas atividades lúdico-educativas envolvendo contação de histórias, “caça ao tesouro”, oficina “circuito da floresta”, “brinca yoga” e “brincadeiras musicais”. O evento contou com cerca de 120 pessoas.
E o mês ainda não acabou…
No próximo dia 25, às 9h, será realizada ainda uma oficina de manejo de trilha de ciclismo, em parceria com o Laboratório de Áreas Naturais Protegidas (LANP), no âmbito da pesquisa “Impactos socioambientais da mountain bike” da doutoranda Carolina Bartoletti, orientada pela Profa. Teresa Cristina Magro Lindenkamp da ESALQ.
Já na Semana do Meio Ambiente, serão desenvolvidas duas atividades: o “Vem Passarinhar”, no dia 2 de junho, às 8h, na qual o biólogo Valdir Felipe conduzirá a observação das aves existentes no Horto; e o “Brincar é Educar”, com atividades lúdico-educativas voltadas à educação ambiental, as quais estão sendo planejadas com a participação de estudantes da ESALQ da disciplina “Ecologia Aplicada”.
Todos os programas de educação ambiental estão sendo coordenados conjuntamente pelo Instituto Florestal e a Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Piracicaba e contam com a participação de diversos parceiros, bem como são acompanhados pelo Comitê Gestor da Área de Visitação Pública da Estação Experimental de Tupi, do qual participam a ESALQ e a Associação Tupi Futebol Clube.
Fotos: Acervo Estação Experimental de Tupi
Mais informações: Maria Luísa Bonazzi Palmieri – Tel. (19) 3438-7116 / 3438-7200