14/05/2019

A Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) recebeu na semana passada uma missão da Suécia para discutir assuntos relacionados à gestão florestal. O objetivo é a troca de experiências e a aplicação dos sistemas de gestão de florestas entre os especialistas do Sistema Ambiental Paulista e da Agência Florestal da Suécia. A delegação contou com representantes das áreas florestal, de ciências agrícolas e de recursos hídricos.

No dia 5 de maio (domingo), os suecos visitaram o Museu Florestal Octávio Vecchi.  Localizado na zona norte da capital paulista, o Museu está no  interior do Parque Estadual Alberto Löfgren, que leva o nome do naturalista sueco que é um dos pioneiros da conservação ambiental em São Paulo e no Brasil.

Na segunda-feira (6), ocorreu o encontro oficial de abertura da visita na sede da SIMA, com as presenças do secretário Marcos Penido e do coordenador internacional da Agência Florestal Sueca, Anders Malmer.

Malmer destacou que o setor florestal de seu país vem ganhando cada vez mais atenção no cenário mundial. O  coordenador comentou, entre outros números, que na Suécia, atualmente, há cerca de 4 mil estudantes se dedicando a esses temas, incluindo 600 em nível de doutorado.

No dia 9 de maio, seis pesquisadores suecos visitaram a Estação Experimental de Itapetininga, área sob gestão do Instituto Florestal (IF) onde são desenvolvidas pesquisas científicas. Os visitantes puderam acompanhar de perto como é realizada a extração de resina de pinus na unidade.

A visita é resultado de um convênio de cooperação técnica assinado em dezembro de 2018.

Entre outros setores da SIMA e áreas protegidas, a delegação visitou ainda o Núcleo Santa Virgínia do Parque Estadual da Serra do Mar, sob gestão da Fundação Florestal.

Saiba mais: globoplay.globo.com/v/7604058/

Imagem: G1 / TV TEM