27/03/2019

O Museu Florestal Octávio Vecchi realiza desde o dia 10 de março a exposição “Portas e janelas do meu país”. A mostra reúne trabalhos de crianças e jovens de quatro a 16 anos selecionados no concurso internacional “Arte pela Paz”, projeto anual que está em sua 19ª edição.

A primeira edição do concurso e da exposição foi realizada em 1998 e o Museu Florestal passou a receber os trabalhos em 2002. Nesta última edição, foram recebidos aproximadamente 450 trabalhos de cerca de 10 diferentes países, com destaque para o leste europeu, a ásia e diversas regiões do Brasil. Um juri de 15 pessoas selecionou 280 desenhos que estão expostos e premiou os destaques. O tema da próxima edição será “Caçar animal não é legal”.

“A gente foca na qualidade de vida e na preservação dos  patrimônios histórico, cultural e natural. A paz não é só a ausência de guerra. Não há paz sem qualidade de vida. Se colocar o tema apenas arte pela paz, só vem pombinha (risos)”, conta Maria José Soares, organizadora do evento.

Quem visita a exposição pode dar sua contribuição e fazer um desenho para deixar fixado à parede do Museu.

A exposição pode ser visitada até o dia 31 de maio. O concurso é organizado pelo Momento Infantojuvenil Crescendo com Arte – MICA. Os trabalhos podem ser vistos no Espaço Cultural Antônio Oppido, no piso térreo do Museu.
O Museu Florestal Octávio Vecchi está localizado no Parque Estadual Alberto Löfgren (Horto Florestal), na zona norte de São Paulo/SP. O espaço abre de quarta a sexta das 10h às 12h e das 14h às 16h. A entrada é gratuita.
Fotos: Acervo Instituto Florestal
Mais informações: Tel. (11) 2231-8555 / ramal 2053