22/03/2019

No dia 07 de março, o Instituto Florestal (IF), a Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Piracicaba (SEDEMA) e a Escola Estadual “Pedro de Mello” realizaram na Estação Experimental de Tupi o evento de formatura dos jovens do Pré PJ-MAIS.

O projeto foi desenvolvido ao longo de 2018 por meio de três encontros mensais de formação integral e ambiental viabilizados por meio de parcerias com grupos da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ/USP), organizações da sociedade civil e profissionais. Foram oferecidas oficinas voluntárias sobre compostagem, observação de aves, mapas verdes, agroecologia, arte com material reutilizado, entre outros temas.

Após a entrega dos certificados aos alunos e educadores participantes, foi exibido um vídeo sobre a experiência do Pré PJ-MAIS elaborado pelo geógrafo Leonardo Nicolau Barros (ex-estagiário da SEDEMA que atuou no projeto). A produção teve ampla participação dos jovens e da equipe organizadora. (Veja o vídeo pelo Facebook)

Em seguida, foi realizada a Trilha da Biodiversidade com os professores da escola e os demais participantes. A atividade foi guiada pelos jovens, que compartilharam conhecimentos sobre a história e a importância ambiental da área adquiridos durante o curso.

Em seguida, a educadora Ondalva Serrano, do Instituto Auá, responsável pela concepção pedagógica do “Programa de Jovens: Meio Ambiente e Integração Social – PJ-MAIS”, realizou uma palestra sobre educação integral e destacou sua satisfação em ver o Programa inspirar novas experiências de formação de jovens adequadas às realidades locais.

Assim, a apresentação dos resultados do Pré PJ-MAIS, a trilha educativa e a palestra de educação integral fizeram parte da programação da semana de formação e planejamento pedagógico da Escola Estadual “Pedro de Mello”. Nessa mesma semana, a Especialista Ambiental do IF Maria Luísa Bonazzi Palmieri apresentou para os professores da escola os resultados de suas pesquisas sobre educação ambiental em escolas e áreas protegidas e organizou atividades em grupos sobre o tema.

Essa semana de formação e planejamento pedagógico é parte do processo de construção do “PJ Tupi: educação integral e ambiental”, elaborado a partir da experiência do Pré PJ-MAIS e adaptado à nova realidade da escola, que se tornou a primeira escola Integral rural do Estado de São Paulo. O novo programa será desenvolvido com todos os alunos por meio de disciplinas eletivas, utilizando a Estação Experimental de Tupi como um dos espaços educativos. As disciplinas têm sido planejadas por meio de um processo participativo envolvendo os professores responsáveis, a coordenação da escola, profissionais e estagiários do IF e SEDEMA, bem como parceiros locais (produtores rurais e representantes de grupos da ESALQ/USP).

Fotos: Acervo Estação Experimental de Tupi

Mais informações: Maria Luísa Bonazzi Palmieri – Tel. (19) 3438-7116 / 3438-7200