
05/04/2018
No dia 03 de abril foi realizado o evento de lançamento do “EducaTrilha na escola”. O objetivo do projeto é integrar as visitas à Estação Experimental de Tupi (Horto de Tupi) a processos de educação ambiental críticos e permanentes. Para isso, será realizado um concurso envolvendo escolas estaduais, municipais e particulares de Piracicaba de ensino fundamental e médio. Como prêmio será oferecida aos professores participantes uma viagem pedagógica ao Núcleo Picinguaba do Parque Estadual da Serra do Mar, em Ubatuba/SP, e atividades lúdico-educativas nas escolas. O evento aconteceu no Anfiteatro da Biblioteca Municipal de Piracicaba.
O “EducaTrilha na escola” está sendo realizado pelo Instituto Florestal (IF), Fundação Florestal (FF), Coordenadoria de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo (CEA/SMA) e Prefeitura Municipal de Piracicaba, por meio da Secretaria de Defesa do Meio Ambiente (SEDEMA), e com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, da Diretoria de Ensino de Piracicaba, da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – ESALQ (Laboratório de Educação e Política Ambiental – OCA e Grupo de Estudos Desafios da Prática Educativa – GEDePE), do Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental (GMEA), do Instituto Terra Vida e do Rotary C.P. São Dimas.
Dando início à solenidade de abertura, em nome dos parceiros do projeto, José Walter Viotto, Governador do Rotary International Distrito 4310, defendeu a importância da iniciativa. Em seguida, Adriana Neves, da Fundação Florestal, destacou a importância do envolvimento dos professores em projetos de educação ambiental e dessa iniciativa que integra a Estação Experimental de Tupi e o Núcleo Picinguaba, com a troca de experiências em educação ambiental entre as duas áreas protegidas, fortalecendo estes espaços educadores.
Luís Alberto Bucci, Diretor Geral do Instituto Florestal, ressaltou a importância da iniciativa da equipe da Estação Experimental de Tupi de reunir instituições da própria Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo (IF, FF e CEA), a Prefeitura Municipal e organizações da sociedade civil em um projeto conjunto que visa à melhoria ambiental através de ações educativas com crianças e adolescentes.
Representando o Secretário Estadual de Meio Ambiente Maurício Brusadin, Luigi Longo afirmou que a educação ambiental é uma das prioridades desta gestão e que projetos como esse têm um papel fundamental na conservação ambiental.
Finalizando a mesa de abertura, José Otávio Machado Menten, Secretário Municipal de Meio Ambiente de Piracicaba, representando o Prefeito Barjas Negri, ressaltou a importância desse projeto no contexto da parceria que está sendo formalizada entre a Prefeitura de Piracicaba e a SMA para o desenvolvimento conjunto de ações de educação ambiental e de lazer na Estação Experimental de Tupi. Essa parceria estimulará a utilização da unidade pela população e poderá servir de modelo para outros espaços públicos.
Dando seguimento ao evento, as coordenadoras do “EducaTrilha na escola”, Maria Luísa Bonazzi Palmieri (IF) e Elizabeth da Silveira Nunes (SEDEMA) explicaram sobre a origem do projeto, os critérios de participação e pontuação no concurso, os prêmios e os encontros formativos que serão oferecidos aos professores das escolas inscritas.
Maria Luísa ressaltou que o “EducaTrilha na escola” é fruto de um projeto de pesquisa que analisou a visitação em áreas protegidas e suas contribuições às escolas, bem como da experiência do “EducaTrilha: processo de formação continuada de docentes em educação ambiental em áreas naturais” realizada em 2015 e premiada pelo Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Piracicaba (COMDEMA) em 2016. “A ideia é integrar resultados de pesquisas desenvolvidas no IF e propostas de intervenção educativa, além de potencializar os resultados da primeira experiência do ‘EducaTrilha’, envolvendo todas as escolas de Piracicaba”, explicou a coordenadora do projeto.
Elizabeth, por sua vez, ressaltou a importância da participação dos professores nos encontros formativos, nos quais haverá subsídios teóricos e práticos para o desenvolvimento das ações e elaboração dos portifólios que serão utilizados para a seleção das escolas vencedoras.
Após a apresentação do projeto, foi aberta a palavra aos participantes para o esclarecimento de dúvidas.
O regulamento do “EducaTrilha na escola” está disponível em https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/institutoflorestal/lancamento-do-educatrilha-na-escola/ e a inscrição poderá ser realizada pelo link https://goo.gl/forms/kcZYQSCjfmBno13e2.
Fotos: Acervo Estação Experimental de Tupi
Mais informações: Maria Luísa Bonazzi Palmieri – Estação Experimental de Tupi – Tel.(19) 3438-7116 / 3438-7200