
22/03/2018
No dia 21 de março, o Instituto Florestal (IF) e o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) realizaram o plantio de 72 mudas de espécies nativas na área do Viveiro Florestal de Taubaté. A atividade faz parte do projeto de pesquisa desenvolvido em parceria pelas duas instituições com objetivo de compensação de emissões de CO² durante a 14ª edição da “Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) do Vale do Paraíba” realizada em outubro de 2017 no município de São José dos Campos. Este projeto também inclui ações de educação ambiental e educação para redução de riscos de desastres com alunos de ensino fundamental e médio.
Na programação da SNCT foram previstas ações de educação ambiental e de redução de riscos de desastres, entre elas, a de compensação de carbono. É importante destacar a grande contribuição do Professor Getúlio Martins, da Faculdade de Roseira (FARO), que desenvolveu estudo contabilizando a emissão total de CO² (gás de efeito estufa) durante todo o evento.
A atividade de plantio de mudas contou com a participação de professores e alunos da Escola Estadual José Mazella, localizada nas proximidades do Viveiro Florestal. A perspectiva é de que estes alunos participem do monitoramento do desenvolvimento das árvores e compreendam a importância da pesquisa científica envolvendo esta temática.
O diretor geral do IF Luis Alberto Bucci esteve presente no evento e ressaltou a importância da restauração florestal para o sequestro de carbono, a regulação climática e a proteção dos recursos hídricos.
A coordenadora do Projeto Cemaden Educação, Raquel Trajber, destacou a importância da preservação e recuperação das matas ciliares para evitar problemas de erosão e assoreamento dos rios e prevenir riscos de desastres relacionados às inundações.
Alcinéa Guimarães de Castro, responsável pelo Viveiro Florestal de Taubaté, fez uma ampla contextualização sobre a Mata Atlântica e a relação entre água, floresta e clima. Na sequência, abordou o processo de produção de mudas e os procedimentos adequados para a realização do plantio.
O evento serviu também como celebração ao Dia Internacional das Florestas (21 de março) e da Semana Mundial da Água. O Dia da Água é comemorado no dia 22 de março.
Assista a matéria veiculada pela TV Record:
Fotos: Débora Olivato / Cemaden
Mais informações: Viveiro Florestal de Taubaté – Tel.: (12) 3626-1114/3626-1396