21/03/2018

O Instituto Florestal (IF) já forneceu meia tonelada de sementes para a restauração das florestas de São Paulo no âmbito do Programa Nascentes. O programa de governo envolve 12 secretarias de estado e une especialistas visando a conservação dos recursos hídricos. Em atuação conjunta com a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), o IF disponibiliza sementes para a produção de mudas por apenados, fortalecendo o viés socioambiental da Secretaria do Meio Ambiente (SMA).

Parceria entre secretarias
O Programa Nascentes envolve 12 secretarias de estado. Alia a conservação de recursos hídricos à proteção da biodiversidade por meio de uma estrutura institucional inovadora, que otimiza e direciona investimentos públicos e privados para cumprimento de obrigações legais, compensação de emissões de carbono, ou ainda para implantação de projetos voluntários de restauração florestal. Este programa de governo une especialistas em restauração, empreendedores com obrigações de recuperação a serem cumpridas e proprietários de áreas com necessidade de recomposição da vegetação nativa.

No âmbito do Programa, o Instituto Florestal disponibiliza sementes para a produção das mudas que são produzidas por apenados. Deste modo, visa não somente a restauração ecológica, mas também a ressocialização destes apenados.

Em 2015, foram definidas 13 unidades pela SAP. Para a escolha das espécies, os pesquisadores científicos do IF, levaram em consideração os biomas em que cada unidade está localizada.

A unidades foram organizadas em três grupos: Para o grupo 1 (Marabá Paulista, Mirandópolis I, Mirandópolis II e Presidente Prudente) foram relacionadas as espécies da Floresta Estacional Semidecidual. O grupo 2 (Andradina, Bauru, Iaras, Presidente Venceslau, Reginópolis I, Reginópolis II e Tupi Paulista foi contemplado com espécies da Floresta Estacional Semidecidual e Cerrado ). Para o grupo 3 (Sorocaba I e Sorocaba II) foram destinadas as espécies da Floresta Ombrófila Densa, Floresta Estacional Semidecidual e Cerrado.

Considerando o maior número de espécies possível, foram distribuídas as quantidades de sementes para produzir o número de mudas solicitadas para cada Unidade Prisional. O IF disponibilizou até o momento 520,68 kg de sementes de 71 espécies diferentes.

As sementes foram pesadas, acondicionadas em embalagens plásticas, fechadas hermeticamente, etiquetadas com nome científico da espécie, armazenadas nas câmaras fria e seca até a retirada pela Unidade Prisional.

As instalações de viveiro, orientações de plantio e acompanhamento foram realizadas por técnicos da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

Somente em 2015 foram produzidas 257.000 mudas no âmbito do Programa Nascentes.