
08/12/2017
O Instituto Florestal (IF) foi aprovado como membro da da Câmara Técnica de Educação Ambiental (CT-EA) dos Comitês de Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (CBH-PCJ). O retorno da instituição à Câmara aconteceu durante a 86ª Reunião Ordinária da CT-EA, realizada no dia 05 de dezembro na Estação Experimental de Tupi, localizada no município de Piracicaba/SP.
Os Comitês de Bacia Hidrográfica são organismos colegiados que fazem parte do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos. A composição diversificada Comitês contribui para que todos os setores da sociedade com interesse sobre a água na bacia tenham representação e poder de decisão sobre sua gestão. Seus membros são escolhidos entre seus pares, sejam eles dos diversos setores usuários de água, das organizações da sociedade civil ou dos poderes públicos.
Tiago Valentim Geogette, coordenador da Câmara Técnica de Educação Ambiental, abriu reunião e apresentou a solicitação de participação do IF, que teve a aprovação unânime dos membros.
A especialista ambiental Maria Luísa Bonazzi Palmieri, representante titular do Instituto Florestal e ex-coordenadora da CT-EA, fez uma breve explicação sobre as ações de educação ambiental previstas para 2018 na Estação Experimental de Tupi, destacando:
- Implantação de um núcleo de formação integral e ecoprofissional de jovens associado ao “Programa de Jovens: Meio Ambiente e Integração Social” (PJMAIS), cuja proposta visa pleitear recursos do Fundo de Direitos Difusos (FID);
- Projeto “EducaTrilha na escola” que consiste em um concurso de projetos de educação ambiental nas escolas de Piracicaba envolvendo visitas à Estação Experimental de Tupi e encontros formativos baseados no “EducaTrilha”, projeto coordenado pelo IF e premiado em 2016 pelo Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) de Piracicaba como Destaque Ambiental.
Maria Luísa convidou a todos para o evento de lançamento do “EducaTrilha na escola”, que será realizado em fevereiro. Destacou ainda que este projeto conta com diversos parceiros, entre eles a Fundação Florestal e a Coordenadoria de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo.
Os projetos estão sendo desenvolvidos no contexto do processo de formalização da parceria do Instituto Florestal com a Prefeitura de Piracicaba para a gestão compartilhada da Estação Experimental de Tupi, fortalecendo a construção conjunta de ações de educação ambiental entre as duas instituições que já vem ocorrendo há vários anos. Elizabeth da Silveira Nunes Salles, representante da Prefeitura Municipal de Piracicaba na CT-EA, manifestou sua satisfação com a parceria.
Na pauta da reunião também teve destaque a apresentação de Suellyn Camargo, programadora do SESC Piracicaba, sobre a exposição “Rios Des.cobertos”, que está sendo desenvolvida em um processo de co-criação com diversos atores sociais da localidade. Serão expostas uma maquete geral da região abrangida pelo projeto e uma local, inclusive destacando os rios que se encontram canalizados. “O intuito é que as pessoas parem para repensar sobre a sua relação com os rios” explicou Suellyn. Todos os membros da CT-EA foram convidados a contribuir nesse processo de com vídeos, fotos, relatos e informações sobre questões locais referentes aos rios existentes nos municípios de Piracicaba, Campinas e Jundiaí.
Fotos: Acervo Estação Experimental de Tupi
Mais informações: Estação Experimental de Tupi – Tel. (19) 3438-7116 / 3438-7200