
23/10/2017
No dia 26 de setembro, técnicos do Instituto Florestal (IF) realizaram palestra sobre a importância da biodiversidade da Serra da Mantiqueira no Seminário sobre Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) na Serra da Mantiqueira. O evento foi realizado em Guaratinguetá/SP, localizada no Vale do Paraíba, e teve por objetivo reunir proprietários de áreas rurais e informar sobre a importância das RPPNs, fornecendo orientação e esclarecimentos sobre o processo de implantação desta modalidade de Unidade de Conservação.
O Seminário foi aberto por Maurício Brusadin, secretário de meio ambiente do estado de São Paulo, Ítalo Mazzarella, coordenador do Grupo de Trabalho (GT) Serra da Mantiqueira da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SMA), Walter Tesch, diretor executivo da Fundação Florestal (FF), e Marcus, prefeito municipal da Estancia Turística de Guaratinguetá.
Em sua fala, Brusadin fomentou a criação de novas RPPNs, apontou a relevância da Serra da Mantiqueira para a proteção da biodiversidade e dos recursos hídricos e ressaltou a importância do envolvimento de todos os atores no processo na discussão. Na ocasião, o secretário assinou a nova versão da Resolução SMA, que criou o GT Mantiqueira, na qual foram incluídas, como membros permanentes, importantes instituições como as prefeituras de Guaratinguetá, Pindamonhangaba, Cruzeiro, Lavrinhas, Piquete e Queluz, além do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, entre outros. Brusadin também anunciou que o Grupo está incumbido de elaborar, em 90 dias, o projeto para a criação do “Fórum Paulista Permanente de Discussão sobre a Serra da Mantiqueira”.
Técnicos do Viveiro Florestal de Pindamonhangaba (unidade gerenciada pelo IF), o pesquisador científico José Luiz de Carvalho e a engenheira agrônoma Lilian Marcondes Braga, ministraram palestra sobre a importância da biodiversidade da Serra da Mantiqueira, mostrando os importantes trabalhos realizados pelos corpo-técnico do Instituto.
O evento foi organizado pelo GT Serra da Mantiqueira com a colaboração do Conselho Consultivo da Área de Proteção Ambiental (APA) Serra da Mantiqueira.
Fotos: Comunicação FREPESP – Federação das Reservas Ecológicas Particulares do Estado de São Paulo