
01/12/2016
No dia 19 de novembro, a Estação Ecológica Caetetus, localizada entre os municípios de Gália e Alvinlândia, recebeu o Projeto #vempassarinharSP.
O Projeto tem como objetivo principal promover a observação e o monitoramento de aves como ferramenta de conscientização e conservação das espécies e seus habitats. Prevê o incentivo às caminhadas para observação de aves, uso de equipamentos específicos para a atividade como gravadores, binóculos e aplicativos para celular, capacitação de funcionários, voluntários e público em geral, com apoio de atividades de divulgação científica e educação ambiental.
O projeto-piloto será desenvolvido ao longo de um ano nas seguintes áreas protegidas: Floresta Estadual de Avaré, Floresta Estadual de Batatais e Estação Experimental de Itapetininga, Parques Estaduais Alberto Löfgren, Vassununga, Intervales, Campos do Jordão e Serra do Mar (Núcleos Caraguatatuba, Santa Virgínia, Cunha e Picinguaba), Fontes do Ipiranga e Estação Ecológica Caetetus e Reserva Particular do Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Foz Aguapeí.
As atividades tiveram início às 7 horas da manhã com uma “passarinhada” por trilhas da Unidade de Conservação, seguida por café da manhã e palestra com o observador de aves Guto Carvalho.
O #vempassarinharSP é resultado de uma parceria entre o Instituto Florestal e demais instituições que compõem o Sistema Ambiental Paulista, como Fundação Florestal, Instituto de Botânica, Fundação Parque Zoológico e Coordenadoria de Parques Urbanos, além do Observatório de Aves do Instituto Butantan, da Sociedade para a Conservação das Aves do Brasil (SAVE Brasil) e do AVISTAR.
A próxima unidade a receber o evento, em janeiro, será o Parque Estadual Alberto Löfgren, na zona norte da capital.
As atividades são abertas ao público.
Mais informações: Pesquisador científico Alexsander Zamorano Antunes – Tel. (11) 2231-8555 / Ramal 2028