
25/11/2016
A cidade de Piracicaba está se preparando para a possibilidade de implantar o Programa de Jovens – Meio Ambiente e Integração Social (PJ-Mais). Desde abril deste ano, 20 instituições estão trabalhando de forma integrada para a construção de um núcleo de formação ecoprofissional na Estação Experimental de Tupi, área protegida do Instituto Florestal. Em setembro, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Piracicaba (CMDCA) aprovou a proposta de que o Programa receba recursos vindos de empresas ou pessoas físicas que pagam Imposto de Renda através do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fumdeca). Neste momento, a realização do PJ-Mais em Piracicaba depende da captação de recursos.
A TV Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) realizou uma reportagem sobre o PJ-Mais no programa Ambiente por Inteiro. A matéria é resultado desse esforço conjunto para a divulgação do projeto e sensibilização dos potenciais colaboradores.
O Programa de Jovens
O PJ-Mais é um programa desenvolvido há 20 anos pelo Instituto Florestal em parceria com o Instituto Auá de Empreendedorismo Socioambiental voltado a promover a inclusão social por meio da formação integral e da educação ecoprofissional de jovens com idade entre 15 e 21 anos. Atualmente, o PJ-MAIS está presente em 15 dos 78 municípios integrantes da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo (RBCV). O programa foi premiado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) em 2001 e pelo Banco Mundial em 2005.
O núcleo de Tupi associado ao Programa é uma realização da união de parcerias entre o Instituto Florestal, Instituto Formar, Instituto Auá de Empreendedorismo Socioambiental, Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente, Iandé – Educação e Sustentabilidade, OSCIP Pira 21, Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental, Maestrello Consultoria Linguística, ESALQ/USP (Laboratório de Educação e Política Ambiental – OCA, Programa Ponte, Grupo de Pesquisa em Mineralogia de Solo- GPEMSO e USP Recicla), Instituto Ambiente Total,Escola Estadual Pedro de Melo, Associação dos Moradores do Distrito de Tupi, Permearte; Tupi Futebol Clube, Cooperativa Reciclador Solidário, Casa do Hip Hop Piracicaba, Conectividades e RBCV.
Mais informações: Estação Experimental de Tupi – Tel. (19) 3438-7116 – eetupi.if@gmail.com
Veja outras notícias sobre o PJ-Mais em Piracicaba:
Workshop propõe construção de núcleo de formação ecoprofissional de jovens em Piracicaba
Piracicaba terá núcleo de educação ecoprofissional para jovens no Horto deTupi
Programa de Jovens chega a Piracicaba com ações em escola e Horto de Tupi
Programa de Jovens de Piracicaba poderá arrecadar recursos via Fundo Municipal