
06/09/2016
No dia 30 de agosto, o Instituto Florestal promoveu treinamento de prevenção e combate aos incêndios em vegetação na Estação Ecológica de Angatuba. O evento foi um curso de reciclagem da Brigada de Incêndios e aconteceu em parceria com a Prefeitura Municipal de Angatuba e o Corpo de Bombeiros de Itapetininga. Foram realizadas aulas teóricas e atividades práticas em campo.
No período da manhã a bióloga Bárbara Prado, do Instituto Florestal, apresentou a Estação Ecológica de Angatuba. Em seguida, o técnico em segurança da Prefeitura de Angatuba, Rodrigo Moretti Vigliotti, apresentou a Brigada de Incêndios. Juliana Tomé, do Serviço e Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Angatuba apresentou palestra sobre Primeiros Socorros e Transporte de Vítimas. O Sargento Dersei Teodoro, do Corpo de Bombeiros de Itapetininga, encerrou as palestras falando sobre combate aos incêndios em vegetação. No período da tarde foi realizado o treinamento prático, voltado às técnicas básicas de combate aos incêndios em vegetação.
Estiveram presentes 118 voluntários de 12 municípios: Angatuba, Laranjal Paulista, Itapetininga, Cerquilho, Conchas, Porangaba, Tatuí, Boituva, Guareí, Buri, Itapeva e Campina do Monte Alegre. “Neste treinamento a presença dos bombeiros civis foi um diferencial em relação aos anteriores”, conta Bárbara.
Ao final das atividades, os participantes tiveram a sorte de avistar um lobo-guará que caminhava com tranquilidade e segurança pela unidade. O episódio encantou os participantes, reforçando o dia de aprendizado e a importância da conservação da biodiversidade na Estação Ecológica de Angatuba e na região.
Fotos: Acervo Estação Ecológica de Angatuba
Mais informações: Bárbara H.S. Prado – Estação Ecológica de Angatuba – Tel.: (15) 3271-3866