
28/06/2016
No dia 17 de junho, foram realizadas oficinas de diagnóstico participativo para a elaboração de plano de gestão da Bacia do Rio Grande. Sandra Miller e Narciso Costa, da Estação Experimental de São José do Rio Preto, participaram dos trabalhos representando as Câmaras Técnicas do Comitê de Bacias Hidrográficas do Turvo-Grande (CBH-TG). As oficinas foram ministradas por técnicos da Agência Nacional de Águas (ANA).
O Rio Grande divide parte dos estados de São Paulo e Minas Gerais. A oficina ocorreu em São José do Rio Preto devido ao Rio Turvo compor a Bacia do Rio Grande como um de seus afluentes. Nesse contexto, é imprescindível a contribuição do CBH-TG na construção conjunta do Plano.
O Plano é um instrumento que permita a gestão efetiva dos recursos hídricos superficiais e subterrâneos, a regulação dos usos e o estabelecimento de compromissos entre os diversos atores da bacia.
As diretrizes, metas e programas definidos no Plano são pactos sociais e políticos, que visam dar legitimidade ao planejamento. Deste modo, busca-se uma metodologia baseada na articulação político-institucional ligada a uma base técnica sólida e bem estruturada, de forma a proporcionar a participação de todos. A discussão técnica deve ser geradora de subsídios necessários à tomada de decisões. Uma das formas previstas de promover a participação mais ampla possível é a realização de oficinas de trabalho e seminários em todas as bacias dos rios afluentes, para receber contribuições dos interessados e validar o Plano nas suas diferentes etapas. Neste primeiro momento, de diagnóstico, estão sendo realizadas 14 oficinas, uma em cada comitê de rio afluente da Bacia do Rio Grande.
O objetivo das oficinas é obter contribuições específicas sobre os principais problemas em cada bacia dos afluentes do Rio Grande, identificando os principais desafios sob o ponto de vista local e analisando fatores que interferem na gestão.
O evento aconteceu no Campus JK da Universidade Paulista (UNIP).
Mais informações: Sandra Maria Correa Miller – Estação Experimental de São José do Rio Preto – Tel. (17) 3223-6404