19/05/2016

Para 2016, a Coordenadoria de Defesa Civil programou 14 oficinas em diferentes regiões do Estado de São Paulo

No dia 10 de maio, aconteceu a abertura da Operação Estiagem, em Marília. O evento foi organizado pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC/SP), em conjunto com as Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SMA), Polícia Ambiental e Corpo de Bombeiros.

A cerimônia de abertura contou com a presença da especialista ambiental Sandra Maria Correa Miller, representando a SMA e o Instituto Florestal (IF), que fez uma exposição sobre a Operação Corta-Fogo. Também participaram outros cinco servidores do IF, da Floresta de Assis e da Estação Experimental de Paraguaçu Paulista.

Outros temas tratados foram o Programa Município Verde Azul, aeronaves de combate a incêndios, fiscalização de queimadas e incêndios florestais pelo Policiamento Ambiental e a importância da formação regional de brigadistas e acionamento pelo Corpo de Bombeiro.Também foram discutidas a situação do combate ao Aedes Aegypt no estado, principalmente, nas regiões do interior, onde o foco do mosquito é mais alto.

No dia 11, o Corpo de Bombeiros que ministrou aulas práticas para formação de brigadistas. Os municípios que cumprirem os critérios estabelecidos pela CEDEC/SP poderão receber kits de estiagem, com equipamentos mínimos para uma brigada de incêndios.

O evento aconteceu no auditório do Centro Universitário Eurípedes de Marília (UNIVEM).

0OPOE Marilia1_1

No dia 19, o servidor Narciso Costa ministrará oficina em São José do Rio Preto.

Operação Corta-Fogo
O Sistema Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais no Estado de São Paulo foi criado em 2010, visando uma redução dos focos de incêndio e, consequentemente, a minimização dos impactos que estes acarretam. A Corta-Fogo é o braço operacional do sistema, que prevê a integração das ações de prevenção, monitoramento, controle e combate a incêndios florestais. A Operação é coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente (SMA) em conjunto com a Casa Militar, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental e municípios parceiros. Também participam a Fundação Florestal (FF), Instituto Florestal (IF) e Companhia Ambiental do Estado (Cetesb).

No dia 17, em cerimônia realizada no Parque Estadual do Jaraguá, a SMA antecipou a Operação Corta-Fogo 2016 por conta dos graves incêndios que ocorrem no estado de São Paulo desde o final de abril. A decisão foi tomada após a ocorrência dois incêndios em unidades de conservação, durante o feriado de Tiradentes. Normalmente, a Operação Corta-Fogo começa no mês de junho e se estende até o final de outubro, período mais seco do ano, com maior risco de incêndios florestais.

Para enfrentar os problemas associados aos incêndios florestais, a Operação Corta-Fogo estimula a formação de brigadas municipais e promove capacitação de agentes públicos para ações de prevenção e combate ao fogo em cobertura vegetal. Para 2016, foram programadas 14 oficinas em diferentes regiões, promovidas pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil. Além da participação nos treinamentos, os municípios podem agendar capacitações específicas com as Unidades do Corpo de Bombeiros. As cidades que treinarem suas brigadas municipais pontuam no Programa Município Verde Azul, da SMA.

Saiba mais: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/institutoflorestal/2016/05/17/secretaria-do-meio-ambiente-antecipa-operacao-corta-fogo-2016/

Foto: CEDEC/SP

Mais informações:
Paulo Henrique Peira Ruffino – Tel. (19) 3575-1345 / 3375-3326