12/12/2015

O pesquisador científico do Instituto Florestal (IF) José Arimatéia Rabelo Machado apresentou dois trabalhos no 10º Simpósio de Recursos Genéticos para a América Latina e o Caribe (SIRGEALC), realizado de 26 a 29 de outubro em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul.

20151027_124043-Arimateia_1

O 10º SIRGALC teve como objetivo estimular discussões relacionadas a conservação, caracterização e uso de recursos genéticos vegetais, animais e de microrganismos, além de possibilitar o compartilhamento de experiências, metodologias e resultados de pesquisa. Dra. Rosa Lia Barbieri, presidente do evento, ressaltou que “os recursos genéticos são a parte da biodiversidade usada para a alimentação e a agricultura. Plantas, animais e microrganismos compõem a teia da biodiversidade da qual depende a produção de alimentos. Os recursos genéticos são indispensáveis, sejam eles insetos polinizadores, bactérias e fungos microscópicos necessários para a produção de queijos e vinhos, diversas raças de animais domésticos, ou as variedades de plantas cultivadas que são a base da segurança alimentar em todo o mundo. Durante milhares de anos, a humanidade tem usado e desenvolvido recursos genéticos para alimentação e agricultura. Porém, essa riqueza está sendo perdida em um ritmo alarmante. Conservar os recursos genéticos, conhecê-los e utilizá-los é uma responsabilidade global.”

O IF esteve representado no evento pelo pesquisador José Arimatéia, que apresentou os seguintes trabalhos:

– “GENETIC VARIATION FOR GROWTH TRAITS IN PROGENIES TEST OF Pinus caribaea var. hondurensis” (desenvolvido na Fazenda Experimental da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) – Câmpus de Ilha Solteira – localizada no município vizinho de Selvíria – MS), e

– “ESTIMATIVA DE PARÂMETROS GENÉTICOS EM PROGÊNIES DE Esenbeckia leiocarpa Engl.” (experimento instalado na década de 1980 na Floresta Estadual de Pederneiras do Instituto Florestal que fazia parte do Programa de Conservação Genética de Essências Nativas Brasileira Ameaçadas de Extinção).

Ambos os trabalhos também foram publicados na forma de resumos nos Anais do 10ºSIRGEALC.

O evento foi realizado pela Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos e pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Mais informações: Pesquisador científico José Arimatéia Rabelo Machado – Estação Experimental de Bauru – Tel. (14)3203-18990/3281-2885