23/12/2015

Exposição promove debate sobre a perda de biodiversidade de fauna silvestre como consequência da fragmentação de áreas naturais.

No dia 03 dezembro, o Instituto Florestal (IF) realizou a abertura da exposição itinerante “Bicho: quem te viu, quem te vê!”, que poderá ser visitada no Museu Florestal Octávio Vecchi até março de 2016.  A mostra aborda questões como o atropelamento de animais silvestres e outros conflitos relacionados à fragmentação da paisagem.

Concebida inicialmente para discutir a biodiversidade do interior de São Paulo, a exposição foi ganhando um caráter cada vez mais abrangente e chegou à capital do Estado. Por meio de painéis, são apresentados registros fotográficos e ilustrações, como se deu a evolução da ocupação dos ambientes naturais do interior paulista e o que restou desses ambientes. Ao longo da visita, o público fica frente a frente com o lobo-guará, a jaguatirica, a onça-parda e outros animais taxidermizados (“empalhados”) que em sua maioria foram vítimas fatais de atropelamentos.  Ao final, cada visitante é convidado a tomar suas próprias atitudes para conservar as espécies da rica fauna brasileira.

De acordo com Natália Ferreira de Almeida, responsável pelo expediente do Museu, mais de mil pessoas já visitaram a exposição só nessas primeiras semanas.

Inaugurada em março deste ano, no Centro de Divulgação Científica e Cultural da Universidade de São Paulo (CDCC/USP), a mostra já passou pelo Shopping Iguatemi, pela 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e pelo Instituto Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, todos em São Carlos, pela cidade de Itirapina, pelo Parque Estadual de Vassununga, em Santa Rita do Passa Quatro, pelo Parque Estadual de Porto Ferreira, e pelo Anfiteatro Municipal Luiz Penha, em Luiz Antônio.

A exposição foi produzida pelo CDCC/USP em parceria com o Instituto Florestal, a Fundação Florestal e o Laboratório de Educação Ambiental do Departamento de Ciências da Universidade Federal de São Carlos. Contou ainda com o apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP.

O Museu Florestal Octávio Vecchi abre de terça a sexta (das 10h às 12h e das 14h às 16h) e aos domingos (das 10h às 14h). Está localizado na área de uso público do Parque Estadual Alberto Löfgren, à Rua do Horto, 931- Horto Florestal, São Paulo – SP. A exposição ficará no Museu até o dia 13 de março de 2016.

Formação de Monitores
Nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro foi realizado o Curso de Formação de Monitores para a exposição “Bicho: quem te viu, quem te vê”.

O curso foi coordenado pelo pesquisador científico do IF, Paulo Henrique Peira Ruffino e por Silvia Aparecida Martins dos Santos, da USP, e voltado a monitores e técnicos de Unidades de conservação que receberão a exposição: Parque Estadual Alberto Löfgren (PEAL), Parque Estadual da Cantareira, Parque Estadual do Jaraguá e Parque Estadual do Juquery.

Foi proposta uma atividade em grupo para a elaboração de  novas versões do roteiro de monitoria para que se adequassem aos espaços específicos por onde a exposição passaria. Também foi realizada uma atividade de campo pelo PEAL conduzida pelo pesquisador do IF Alexsander Zamorano Antunes, na qual foram realizadas observação de fauna e reflexões sobre conservação.

Participaram ao todo 54 pessoas, entre servidores e estagiários do IF, bem como colaboradores da Fundação Florestal e Coordenadoria de Parques Urbanos (CPU) da Secretaria do Meio Ambiente, que além de estarem dando suporte diário na exposição, participaram do planejamento coletivo para elaboração da monitoria para o Museu.

Fotos: Acervo IF

Mais informações: Museu Florestal Octávio Vecchi – Tel. (11) 2231-8555 / Ramal 2063