
05/11/2015
No dia 23 de outubro, durante a III Exposição Ambiental de Piracicaba, foi realizado o evento de encerramento do curso “EducaTrilha: processo de formação continuada de docentes em educação ambiental em áreas naturais – Edição Tupi”.
A mesa de abertura do evento foi composta pelo Diretor Geral do Instituto Florestal (IF) Edgar Fernando de Luca, pelo Secretário Municipal de Defesa do Meio Ambiente Rogério Vidal, pelo professor Mário Tommasiello Filho, da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP), e pelo professor Carlos Henrique Oliveira, representante do Dirigente de Ensino de Piracicaba. Vidal abriu o evento e ressaltou a importância da iniciativa para a formação dos professores e de sua continuidade, viabilizada por meio da parceria entre as instituições representadas na mesa. Edgar parabenizou toda a equipe organizadora do curso e afirmou que a iniciativa tem todo o apoio da Diretoria do IF, inclusive para ser estendida a outras regiões que contam com áreas protegidas do Instituto. O professor Mário Tommasiello Filho, chefe do Departamento de Ciências Florestais da ESALQ/USP, representando a diretor da instituição, também parabenizou o projeto, que contou com a participação do Laboratório de Educação e Política Ambiental (OCA), do Laboratório Didático de Licenciatura e Trabalho Docente, do Programa Ponte e do Projeto “Florestas do Futuro”, todos de sua instituição. O Professor Coordenador de Núcleo Pedagógico Carlos Henrique Oliveira, representando o Dirigente de Ensino Fábio Augusto Negreiros, explicitou a relevância do curso para a rede estadual de ensino, de forma a colaborar para o desenvolvimento de atividades de educação ambiental nas escolas.
Após a mesa de abertura, a responsável pela Estação Experimental de Tupi e coordenadora do projeto, Maria Luísa Bonazzi Palmieri, apresentou um histórico do processo de planejamento e realização do curso. A primeira versão foi elaborada no âmbito de um projeto de iniciação científica desenvolvido por Pedro Lemos Marques, sob sua orientação, no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Instituto Florestal, que tem apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). Destacou a importância do trabalho coletivo envolvendo todas as instituição organizadoras do “EducaTrilha” e apresentou as atividades desenvolvidas ao longo do curso: problematização das questões socioambientais e da educação ambiental, diagnóstico socioambiental das escolas, realização de trilha na Estação Experimental de Tupi e no Parque do Mirante, elaboração de propostas pedagógicas, entre outras. Foi enfatizada, ainda, a escolha de utilização de metodologias participativas neste curso, que envolveu 20 professores da rede estadual, de diferentes disciplinas, e que inspirou a realização de uma segunda edição em Luiz Antônio, já em andamento. A edição Tupi do “EducaTrilha” e a edição em Luis Antônio contam com a participação de técnicos de outras Estações Experimentais do IF, como o pesquisador científico Paulo Henrique Peira Ruffino, de Itirapina,e a especialista ambiental Sandra Maria Corea Miller, de São José do Rio Preto.
Resultados
Para exemplificar os resultados do “EducaTrilha – Edição Tupi”, foram escolhidas, por eleição envolvendo os participantes e a equipe organizadora, três propostas de educação ambiental desenvolvidas pelos professores para serem apresentadas no evento.
A primeira apresentação foi do projeto “EducaTrilha e o Caminho das Águas: uma proposta de práticas formativas em Educação Ambiental”, do professor Jaime Figueroa, desenvolvido com alunos da 8ª série da Escola Estadual “Dr. Alfredo Cardoso”. Jaime destacou o papel emancipador da educação e apresentou as atividades realizadas: identificação dos sonhos e problemas socioambientais da escola, diagnóstico dos projetos de educação ambiental em andamento, elaboração do “biomapa” da bacia do Ribeirão Itapeva, realização de trilha na Estação Experimental de Tupi com foco nos recursos hídricos, construção de cisterna para captação de água das chuvas, entre outras. Também ressaltou a importância da construção participativa do Projeto Político Pedagógico da escola e relatou que o trabalho do “EducaTrilha” abriu portas para que essa participação se tornasse mais efetiva.
O professor José Antônio Soares Júnior, da Escola Estadual “Pedro Moraes Cavalcanti”, apresentou o “Projeto Ecomudanças”, elaborado com representantes do grêmio estudantil da escola. Segundo José, o projeto busca tornar a escola mais sustentável e, para isso, já foram desenvolvidas as seguintes atividades: realização de encontros de planejamento, elaboração de “biomapa”, construção de composteira e de caixa de abelhas, preparação de horta e criação de página em rede social. Também citou atividades a serem desenvolvidas até o final de 2015: “Cinedebate”, construção de estrutura para captação de água da chuva, atividades no horto de plantas aromáticas da escola, visita à Estação Experimental de Tupi e ao Sítio São João, oficinas para a comunidade e participação na Feira de Conhecimentos do Programa Ponte.
A última proposta de educação ambiental apresentada foi desenvolvida pelos professores Wilson A. Lopes de Moura, Patrícia Carla Borsato Elias e Reimar Padovani, da Escola Estadual “Professora Catharina Casale Padovani”, por meio das seguintes atividades: diagnóstico dos sonhos e problemas socioambientais da escola e seu entorno, bem como dos projetos de educação ambiental realizados; visita à Estação Experimental de Tupi; e aula de campo sobre o Rio Corumbataí. Na Estação Experimental de Tupi, a visita foi iniciada com uma conversa sobre o espaço, seguida de uma dinâmica sobre os recursos naturais. Em seguida, os estudantes realizaram a trilha sozinhos, como uma atividade de sensibilização. A trilha monitorada complementou os trabalhos do dia. Na aula de campo sobre o Rio Corumbataí, foi realizada uma expedição da foz às nascentes do Rio Corumbataí. Na ocasião os estudantes tiveram a oportunidade de banharem-se próximo às nascentes. Os professores enfatizaram também a continuidade dos trabalhos, que se dará por meio da elaboração da Agenda 21 Escolar.
Fotos: Acervo Estação Experimental de Tupi
Mais informações: Maria Luísa Bonazzi Palmieri e Rosa Maria Galera Gonçalves – Estação Experimental de Tupi – Fone: (19) 3438-7116