
09/10/2015
O evento é promovido pela Coordenadoria de Educação Ambiental da Secretaria (CEA) da SMA e teve como palestrantes o professor José Silva Quintas, consultor do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o professor Carlos Frederico Bernardo Loureiro, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a professora Ana Fracalanza, da Universidade de São Paulo (USP), e o especialista ambiental Rodrigo Machado,da Coordenadoria de Fiscalização Ambiental (CFA) da SMA.
Tanto as exposições dos palestrantes quanto os debates promoveram um reflexão sobre as formas de se fazer educação ambiental, adotando-se uma visão crítica sobre como suas atividades geralmente são conduzidas e explorando novas possibilidades de atuação. Foram abordados os desafios da participação pública nos processos de decisão e o envolvimento das comunidades. Todos os palestrantes convergiram na defesa da gestão participativa como pré-requisito para uma sociedade democrática. Loureiro afirmou que é importante reconhecer a diferença entre os diversos atores e que existe conflito entre as partes. Quincas afirmou que é necessária a mediação desses conflitos para que haja uma ação coletiva transformadora. Ana Paula reforçou a importância de se fazer chegar a informação nos atores envolvidos para que tenham a capacidade de representação de seus interesses.
Formação Socioambiental em Unidades de Conservação
Rodrigo Machado encerrou os trabalhos apresentando o projeto Formação Socioambiental, que tem envolvimento do Instituto Florestal. O Projeto surge de um esforço da CFA e é articulado a outros órgãos do Sistema Ambiental Paulista para responder a questões complexas que envolvem os problemas de fiscalização. Trata-se de um processo de mapeamento de efeitos e causas de problemas ambientais, seguido de planejamento de intervenções conscientes de acordo com as competências e atribuições de espaços de participação social na gestão ambiental pública, como os Conselhos de Áreas protegidas. A Formação Socioambiental acontece em polos definidos por uma ou mais Unidades de Conservação (UCs). O objetivo desta divisão é estabelecer relações entre estas UCs e seus territórios, inclusive dialogando com outras unidades que integram a região, não exclusivamente de Proteção Integral.
Machado evidenciou as contribuições da Formação Socioambiental para políticas públicas direcionadas a um melhor envolvimento da sociedade com a gestão ambiental pública e à conservação da biodiversidade nesses territórios.
O projeto de pesquisa registrado na Comissão Técnico-Científica (COTEC) do IF, que faz gestão dos projetos de pesquisa nas áreas protegidas do Estado de São Paulo. O trabalho foi apresentado no Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC), que aconteceu de 21 a 25 de setembro. Acesse o artigo e o painel.
A próxima edição do Diálogos de Educação Ambiental está prevista para dezembro e terá como tema “Educação Ambiental e Resíduos Sólidos”.
Fotos: Serviço de Comunicações Técnico-Científicas
Mais informações: Serviço de Comunicações Técnico-Científicas – Tel. (11) 2231-8555 / Ramal 2149