15/09/2015

O Instituto Florestal (IF) e a Fundação Florestal (FF) realizaram, no dia 11 de setembro, o evento Cerrado: hostpot ameaçado – contribuições para a sua conservação. O evento abriu a Semana do Cerrado, promovida pela Secretaria do Meio Ambiente, e trouxe palestras de três especialistas, que apresentaram diferentes abordagens sobre o bioma.

O evento aconteceu no Parque Estadual do Juquery, Unidade de Conservação que abriga o último remanescente de cerrado preservado na região Metropolitana de São Paulo. Durante a abertura do evento, o Diretor Geral do IF Edgar Fernando de Luca alertou que o bioma está tão fragmentado que ações de conservação não são suficientes e é preciso fazer trabalhos de revegetação. Francisco Honda, gestor do Parque, atuou como mestre de cerimônias e mediador dos debates, que ocorreram após cada palestra.

A primeira palestra foi ministrada pelo pesquisador do Instituto Florestal Dr. João Batista Baitello, que apresentou dados sobre o cerrado no Estado de São Paulo e no Brasil, versou sobre a importância do bioma e contou um pouco sobre a história do Parque do Juquery. Alertou que menos de 10% está protegido por qualquer categoria de Unidade de Conservação. Contou ainda sobre o grande incêndio que ocorreu na unidade em 2005 e falou sobre a importância do fogo na manutenção da biodiversidade do cerrado.

O biólogo da Prefeitura Municipal da Cidade de São Paulo, Dr. Ricardo José Francischetti Garcia, deu sequência aos trabalhos com a palestra “Testemunhos da flora de cerrado no município de São Paulo”.

Ao final, o convidado internacional Dr. Ramón Vallejo Calzada, da Universidade de Barcelona, promoveu uma rica troca de experiências com a palestra”La restauración de ecosistemas de clima seco: el caso del cerrado“.  O pesquisador veio ao Brasil por meio de uma parceria da Universidade de São Paulo com a Universidade de Barcelona, no âmbito do Programa Federal Ciência sem Fronteiras e do Programa Hispano Brasileño de Cooperación Interuniversitária.

Cerca de 70 pessoas estiveram presentes. Quem compareceu ao evento pôde apreciar também a exposição “Cerrado-Imagens de uma paisagem ameaçada”, com fotografias do Dr. Baitello e outros pesquisadores e técnicos do IF.

Fotos: Serviço de Comunicações Técnico-Científicas do IF

Mais informações: Serviço de Comunicações Técnico-Científicas – Tel (11) 2231-8555 / Ramal 2004