
25/09/2015
O Dia da árvore é tradicionalmente comemorado em 21 de setembro. O Instituto Florestal estendeu as festividades do dia 20 até o dia 25, realizando diversos eventos e atividades para comemorar a Semana da Árvore.
Hora Verde
No dia 20 aconteceu o Hora Verde, evento promovido pela Secretaria do Meio Ambiente, no qual foi realizado em dezenas de municípios paulistas o plantio de mudas nativas. O Hora Verde teve a adesão de prefeituras, entidades não governamentais, setor privado, órgãos do Estado e indivíduos, que realizaram os plantios no mesmo horário (às 11h), em suas cidades. O Instituto Florestal realizou o plantio de espécies nativas em frente à sua sede administrativa, no Parque Estadual Alberto Löfgren (PEAL), capital. Cerca de 50 pessoas, entre funcionários dos Órgãos do Sistema Ambiental Paulista sediado no PEAL e, alunos das escolas O Gato Xadrez e Colégio Êxito São Paulo, acompanhado dos pais, plantaram 30 mudas das espécies: Eugenia uniflora (pitanga), Eugenia involucrata (cereja-do-rio-grande), Euterpe edulis (palmito juçara), Eugenia brasiliensis (grumixama) e Psidium cattleyanum (araçá). Em alguns anos, a fauna silvestre poderá desfrutar dos saborosos frutos das árvores plantadas no Hora Verde no Instituto Florestal.
Também participaram do plantio, a pesquisadora científica Elaine Aparecida Rodrigues, representando o Diretor Geral do IF e Fernando Déscio, diretor da Divisão de Reservas e Parques Estaduais da instituição. O pesquisador Luís Alberto Bucci, da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, promoveu um momento de reflexão sobre os benefícios promovidos pelas árvores e, a importância das Unidades de Conservação e das ações que contribuem com a preservação da biodiversidade para as futuras gerações. O Diretor Geral do IF, Edgar Fernando de Luca, esteve presente no plantio realizado no Instituto de Botânica, juntamente com a Secretária de Meio Ambiente e diretores dos outros institutos de pesquisa. Todos participaram ativamente do plantio, principalmente as crianças que alegraram e enobreceram o evento.
Interior de São Paulo
O Diretor Geral do IF acompanhou a Secretária do Meio Ambiente Patrícia Iglecias no plantio realizado no dia 21 em São José do Rio Preto. O Instituto Florestal, com a participação e apoio dos parceiros locais organizou o plantio de 5.000 mudas de espécies florestais nativas na área destinada à futura Floresta Estadual do Noroeste Paulista, zona de amortecimento da Estação Ecológica do Noroeste Paulista. O plantio realizado no Dia da Árvore tem o intuito de fortalecer e iniciar a regeneração de áreas degradadas, considerando que esta região do Estado apresenta baixa cobertura vegetal e as Unidades de Conservação localizadas no município sofrem intensa pressão pela crescente urbanização.
Na Floresta de Bebedouro, o Dia da Árvore foi comemorado com atividade de campo na recomposição da mata nativa da unidade. Em parceria com a empresa Florestas Inteligentes e com a Prefeitura Municipal de Bebedouro, equipe do IF recebeu alunos de duas escolas do entorno e realizou o plantio de mais de 150 mudas nativas. Seguindo as instruções do engenheiro agrônomo Ricardo, da empresa Florestas Inteligentes, os alunos puderam conhecer as técnicas de plantio, desde a abertura da cova, incorporação de adubo e utilização da plantadeira manual para a colocação da muda no solo, protegida por um gel que mantém a umidade em campo. As crianças ficaram entusiasmadas com a técnica e a rapidez do plantio.
O Viveiro Florestal de Pindamonhangaba havia preparado o projeto e acompanhado os procedimentos de recuperação de uma figueira histórica. O resultado da revitalização da Figueira de Taipas foi apresentado no dia 21, durante a II Reunião Extraordinária do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico, Cultural, Ambiental e Arquitetônico de Pindamonhangaba.
O Viveiro Florestal de Taubaté realizou, nos dias 21, 22 e 23, visitas monitoras com escolas do município, tendo atendido 130 alunos e 14 professores, que percorreram trilhas, participaram de gincanas ecológicas e do plantio de mudas.
Museu Florestal Octávio Vecchi
O Museu Florestal Octávio Vecchi realizou uma série de atividades ao longo da semana.
No dia 21, promoveu palestra sobre a importância da identificação da madeira, ministrada pela Dra. Sandra Monteiro Borges Florsheim, pesquisadora do Instituto Florestal, que contou sobre suas pesquisas. Explicou a importância dos cursos de reconhecimento dos diferentes tipos de madeira, que oferece principalmente para as Polícias Ambiental e Rodoviária Federal, que fazem parte do projeto São Paulo Amigo da Amazônia e têm como objetivo coibir a entrada de madeira ilegal no Estado de São Paulo. A atividade contou com mais de 40 presentes no local e foi oferecida a estudantes do curso de marcenaria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de São Bernardo do Campo, além de outros interessados que compareceram no dia da palestra. ao final, foi realizada uma breve visita ao acervo do Museu.
Do dia 22 ao dia 24, foram realizadas atividades de educação ambiental com sensibilização e plantio de árvores, com escolas da comunidade do entorno e visitantes do parque. Ao todo foram plantada 40 mudas.
No dia 25, foi realizada atividade de contação de histórias para o público infantil.
Fotos: Acervo IF
Mais informações: Serviço de Comunicações Técnicos-Científicas – Tel.(11) 2231-8555 / Ramal 2004