19/08/2015


Em 15 de agosto, uma equipe técnica do Instituto Florestal e da Fundação Florestal recebeu na Estação Experimental de Luiz Antonio (EELA) e na Estação Ecológica Jataí (EEJ) membros da comunidade local. Foi realizado um diálogo sobre a importância socioambiental dessas áreas, no qual os participantes trouxeram histórias sobre as unidades e seus antigos moradores.

Para se entender o que significou este empenho técnico, é preciso entender a história das unidades de Luiz Antonio. Datada de 1959, a Estação Experimental foi desapropriada pelo governo do Estado de São Paulo para fins de pesquisa na área florestal. Nesta época, a antiga Fazenda Jataí possuía seis colônias com mais de 80 famílias residentes, fato este que fazia a área urbana de Luiz Antonio parecer uma “vila” segundo os moradores locais. Nestas circunstâncias, atualmente quase a totalidade os moradores de Luiz Antônio possui algum vínculo com a antiga Fazenda que hoje compõe as Unidades EELA e EEJ.

Neste contexto e buscando aproximar a comunidade das unidades, resgatando sua história e dialogando sobre a sua importância, foi proposta uma visita técnica às áreas para que moradores antigos, muito deles ex-funcionários do Estado, pudessem percorrer os atuais caminhos utilizados nos programas de Pesquisa e de Educação Ambiental e, dialogar sobre como conheceram estas áreas, como as reconhecem hoje e qual o papel dessas áreas.

A possibilidade dos visitantes também levarem familiares e amigos mais jovens propiciou a oportunidade de interpretar a atual visão que a comunidade local possui sobre a restrição de acesso apenas às pessoas autorizadas no local e dialogar sobre os motivos dessa restrição, as formas permitidas de visitação e o papel dessas áreas.

Verifica-se que os conhecimentos e histórias relatadas durante a visita, em muitos casos, não foram ainda registrados e sistematizados no histórico das unidades. Também ficou evidente o interesse dos mesmos em retornar aos locais onde passaram parte da vida, seja como profissionais ou como crianças e jovens que nasceram ali e cresceram na “fazenda”.

A inscrição para a visita foi realizada por meio dos funcionários das unidades e da Secretaria Municipal de Educação.

Fotos: Acervo Estação Experimental de Luiz Antônio e Estação Ecológica de Jataí

Mais informações: Estação Experimental de Luiz Antônio e Estação Ecológica de Jataí – (16) 3983-1224.