13/08/2015


De 04 e 06 de agosto, foi realizada a nona edição do Seminário de Iniciação Científica do Instituto Florestal. O evento apresenta o resultado dos trabalhos dos bolsistas de iniciação científica sob orientação do corpo técnico da instituição e contou com a participação de técnicos da capital e do interior do Estado de São Paulo. O evento também é aberto à participação de estagiários da instituição que tenham atuação na área de pesquisa.

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) é um programa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) cujo objetivo é contribuir para a formação de novos talentos em todas as áreas do conhecimento, através da concessão de cotas de bolsas de iniciação científica diretamente às Instituições de Ensino e Pesquisa. As cotas concedidas anualmente são administradas pelas próprias Instituições participantes, sob a supervisão do CNPq. O Programa deve servir de incentivo à formação de novos pesquisadores, privilegiando a participação ativa de bons alunos em projetos de pesquisa com qualidade acadêmica, mérito científico e orientação adequada. O IF possui 20 bolsistas de graduação e 20 bolsistas de ensino médio.

O Seminário aconteceu no auditório do IF e contou com a participação da Silvia R. Galleti Queiroz, do Instituto Biológico, que ministrou a palestra de abertura do evento. Em seguida, foram apresentados oralmente 20 projetos por bolsistas de graduação do Programa e 38 na forma de painéis, 26 sendo por estagiários da instituição e 12 por bolsistas do ensino médio.

Ao final do segundo dia de evento, foi realizada a avaliação das apresentações pelos membros do Comitê Externo, tendo como componentes Dr. Demóstenes Ferreira da Silva Filho (Esalq-USP), Dra. Solange Terezinha de Lima Guimarães (Unesp – Rio Claro) e Marco Antonio de Assis (Unesp – Rio Claro). Os painéis foram avaliados pelo seguinte comitê: Dr. Bruno Almozara Aranha, Msc. Kátia Regina Pisciotta e andrea nunes vaz pedroso . Foi unânime a avaliação positiva com relação à qualidade dos trabalhos, principalmente os estreantes do ensino médio. Veja a lista de dos premiados abaixo.

No terceiro dia de evento, foi oferecida aos estudantes, uma programação de mini cursos ministrados por pesquisadores da instituição. Veja aqui a programação do evento.

O evento teve a participação de 195 participantes inscritos e os minicursos 55.

APRESENTAÇÃO ORAL – Bolsistas CNPq de Graduação

1º Lugar: Maria Gabriela Kiss Cornia
“COMUNIDADE ARBÓREA DE FLORESTA COM ARAUCÁRIA EM SÃO FRANCISCO DOS CAMPOS DO JORDÃO, SERRA DA MANTIQUEIRA, MINAS GERAIS”
Orientação: Natália Macedo Ivanauskas

2º Lugar: Matheus Colli-Silva
“OCORRÊNCIA DE ESPÉCIES DE PLANTAS AMEAÇADAS NAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO”
Orientação: Flaviana Maluf Souza

3º Lugar: Juliana Aparecida Moureira
“POTENCIAL DAS MADEIRAS DE Libidibia ferrea (MART. EX TUL.) L.P.QUEIROZ E Poincianella pluviosa (DC.) L.P.QUEIROZ NA FABRICAÇÃO DE ARCOS PARA INSTRUMENTOS DE CORDA”
Orientação: Eduardo Luiz Longui

PAINEL – Estagiários – Ensino Superior

1º Lugar: Alessandra Maria Carvalho da Silva e Laís da Silva Leite
“UNIDADES DE CONSERVAÇÃO EM SÃO PAULO E A IMPLEMENTAÇÃO DA META 11 DE CONSERVAÇÃO DA DIVERSIDADE BIOLÓGICA”
Orientação: Elaine Aparecida Rodrigues

2º Lugar: Wellington Moreira Ferreira
“PORCENTAGEM DA ÁREA DE VASOS AO LONGO DOS ANÉIS DE CRESCIMENTO DE Annona crassiflora MART.”
Orientação: Sandra Monteiro Borges Florsheim

3º Lugar: Juraci de Andrade Barbosa
“VARIAÇÃO RADIAL DA DENSIDADE APARENTE DA MADEIRA DE Eucalyptus viminalis var. Juss (Labill).”
Orientação: Israel Luiz de Lima

PAINEL – Bolsistas CNPq – Ensino Médio

1º Lugar: Gabrielli Lima da Silva, Luana De Carvalho Silva, Grasiely Rafanini da Silva e Bruna Almeida
“VOCÊ JÁ VIU ESSE SIMBOLO EM ALGUM LUGAR?”
Orientação: Elaine Aparecida Rodrigues

2º Lugar: Alexia Santos Castilha, Aliane de Oliveira Lima, David Oliveira de Souza, Denise Gomes Souza, Lorraine Karissia Leoncio Portugal, Moniele Cardoso de Moura e Tais de Assunção Silva
“RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS EM PARELHEIROS, SÃO PAULO”
Orientação: Elaine Aparecida Rodrigues

3º Lugar: Bianca Alves de Góes
“CONSEQUÊNCIAS DA URBANIZAÇÃO PARA O RIBEIRÃO DOS CRISTAIS, CAJAMAR-SP: A RENATURALIZAÇÃO COMO PROPOSTA DE INTERVENÇÃO.”
Orientação: Edgar Fernando de Luca

Fotos: José D. Senhorinho

Mais informações: Pesquisadora científica Daniela Fessel Bertani – Coordenadora acadêmica do comitê institucional de iniciação científica – Tel: (11) 2231-8555 / Ramal 2023