
01/07/2015
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e a National Science Foundation (NSF), agência federal norte-americana de fomento à pesquisa, promoveram em parceria com o Instituto Florestal (IF), de 22 a 26 de junho, o 2º Workshop do Dimensions US-Biota São Paulo: integrando disciplinas para a preservação de biodiversidade da Floresta Atlântica no Brasil.
A realização do workshop foi motivada por um projeto de pesquisa coordenado por Ana Carnaval, PhD da City University of New York, nos Estados Unidos, e Cristina Miyaki, do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP), selecionado na segunda chamada de propostas de cooperação científica por meio dos programas BIOTA e Dimensions of Biodiversity. Nesta segunda edição do workshop, pesquisadores de áreas como biogeografia, climatologia, geologia, ecologia e evolução se reuniram para descrever novos avanços obtidos nessas áreas e melhorar a documentação dos padrões de diversidade da Mata Atlântica. O projeto apresentado no workshop, propõe uma ampla pesquisa multidisciplinar para entender como as espécies da Mata Atlântica responderam a repetidas mudanças ambientais nos últimos 120 mil anos.
O encontro foi realizado no auditório do IF, em São Paulo, com o objetivo geral compilar e gerar dados de modo interdisciplinar, visando à conservação da Floresta Atlântica.
Participaram cerca de 50 pesquisadores de diversas instituições nacionais e internacionais.
Fotos: Paulo A. Muzio
Mais informações: Pesquisadora científica Gláucia Cortez Ramos de Paula – Tel.: (11) 2231-8555 / Ramal 2105