
15/05/2015
Foi realizado nos dias 3, 4 e 5 de março o Curso de Enxertia em Pinus, nas Estações Experimentais de Itapetininga e de Itapeva, que se situam na maior região produtora de Pinus do estado de São Paulo.
O curso foi planejado diante da necessidade de atualização e capacitação de funcionários que lidam com viveiros e com a manutenção de mudas juntamente com as chefias das seções das Estações Experimentais. Ao todo foram capacitados cinco funcionários com a orientação do auxiliar de apoio à pesquisa cientifica e tecnológica de Júlio Cesar Aparecido Ferreira e do auxiliar de serviços gerais Wladimir Correa, na instrução prática da efetiva enxertia.
Durante os três dias de curso, os participantes se empenharam ao máximo para assimilar o conteúdo, sendo que a partir do segundo dia de treinamento, foi feita a coleta de material necessário à propagação e a enxertia de cerca de trezentas plantas.
A enxertia é um método muito curioso de propagação vegetativa de plantas, sendo muito utilizada na produção de mudas. A técnica consiste basicamente em juntar os tecidos de uma planta aos tecidos de outra planta, que geralmente é da mesma espécie, passando a formar uma planta com as duas partes.
Foto: Acervo E.E. Itapetininga
Mais informações: PqC José Antonio de Freitas – Tel.: (15) 3271-3866