
02/04/2015
No dia 26 de março, como parte da comemoração do Dia Mundial da Água (22 de março), o Instituto Florestal (IF) realizou na Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN) do Rio Pilões/Reserva Ibirapitanga, localizada no município de Santa Isabel, ação de educação ambiental com crianças.
A oficina “Recuperação e Monitoramento de nascentes e cursos d’água – aprendendo a fazer” é resultado de parceria entre Instituto, Fundação Florestal (FF) e Prefeitura Municipal de Santa Isabel e teve o objetivo de sensibilizar a população local sobre a importância da conservação dos recursos hídricos, ensinando as crianças como produzir mudas e recuperar áreas de nascentes e cursos d’água.
O biólogo e pesquisador científico do IF conduziu as atividades, que consistiu no plantio de 50 mudas espécies nativas para enriquecimento da mata ciliar da Reserva. Os jovens aprenderam todo o processo de confecção das mudas, desde a repicagem de mudas em recipientes (sacos plásticos), passando pelo preparo das covas até chegar ao plantio. Foram plantadas espécies nativas da região, como Palmeira-juçara, Cedro, Sabão-de-soldado, Andá-açú, Caviúna-sem-espinho e Embiruçu. Segundo o Osny, a atividade é muito importante para essas crianças, principalmente neste momento histórico no que se refere a disponibilidade dos recursos hídricos, entenderem que estão contribuindo diretamente ajudando a sanar a questão de escassez de água. Ainda segundo o pesquisador, o ato simples e prático com as crianças foi uma forma de mostrar um dos caminhos para atingir melhor qualidade de vida para todos nos dias atuais e para as gerações futuras.
Participaram 50 crianças, entre 09 e 10 anos, alunas de escolas do entorno: EMEB Waldir Cabral Saueia e EMEF Teiji Kita.
Sobre a Reserva Particular do Patrimônio Natural
Uma RPPN é uma Unidade de Conservação de domínio privado e perpétuo. Tem objetivo de preservar a biodiversidade sem a desapropriação. O pedido de reconhecimento de uma RPPN é de iniciativa do proprietário e deve ser formalizada mediante requerimento do Poder Público.
A RPPN do Rio Pilões/Reserva Ibirapitanga situa-se em trecho de extrema importância biológica do corredor verde da Serra do Mar, na Área de Proteção de Mananciais (APM) da Região Metropolitana da Grande São Paulo e na Área de Proteção Ambiental (APA) da Bacia do Rio Paraíba do Sul. O bioma dominante na região é de Floresta Ombrófila Densa com transição florística para Floresta Estacional Semidecidual. Faz divisa com o Parque Estadual Itaberaba, sob gestão da Fundação Florestal. O Parque apresenta alta diversidade biológica. Várias espécies raras ou ameaças de extinção e um grande número de espécies endêmicas da Mata Atlântica estão na unidade.
A atividade é consequência da parceria entre pesquisador do Instituto Florestal e Gestora do Parque de Itaberaba Ana lúcia Arromba que juntos, frequentemente, realizam vistorias técnicas.
Fotos: Acervo P.E. Itaberaba
Mais informações: Pesquisador científico Osny Tadeu de Aguiar – Tel.:(11) 2231-8555 / Ramal 2078