
20/03/2015
O Viveiro Florestal de Taubaté realizará, 30 de março até 01 de abril, mais um módulo do Curso de Produção de Sementes Florestais. A temática será a conservação genética de espécies nativas e terá a palmeira juçara como caso de estudo. Por este motivo será realizado no Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Picinguaba, em Ubatuba, para aproveitar a safra desta espécie.
O evento é uma iniciativa de diversos parceiros e produtores locais, organizado pelo Instituto Florestal, através do Viveiro Florestal de Taubaté, com a orientação técnica do Renato Lorza, da Fundação Florestal. O curso é permanente e formado por encontros periódicos chamados de módulo. Cada entidade participante banca suas despesas e não há custo para o evento.
Histórico do curso
Entre outubro de 2012 e outubro de 2013, o Instituto Florestal, através do Viveiro Florestal de Taubaté, em parceria com a Empresa Florestas Inteligentes e com apoio da Fundação Florestal, promoveu o Curso de Produção de Sementes Florestais. O curso se iniciou com o objetivo de qualificar os profissionais da região para a produção de sementes em conformidade com a Lei 10.711/03 (Sistema Nacional de Sementes e Mudas). Congrega profissionais do Vale do Paraiba, Mantiqueira e Litoral Norte.
O curso teve inicialmente 6 módulos e foi oferecido para profissionais representantes de diversas instituições, entre elas, ONGs, empresas, órgãos estaduais, viveiros de mudas e instituições de ensino das regiões do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte. Além de possibilitar a troca de informação entre os instrutores e participantes, o curso teve o objetivo maior de criar uma rede de produtores de sementes na região. Assim, pretendia-se, mesmo após o término dos módulos, a realização de encontros periódicos para que os participantes mantivessem contato e pudessem se fortalecer enquanto rede. O primeiro encontro foi realizado no dia 07 de outubro de 2014, no Viveiro Florestal de Taubaté. Os participantes relataram a situação de suas atividades, receberam informações sobre as novidades referentes à legislação estadual relativa à produção de sementes e mudas.
Fotos: Akiko Zanini Yuda e Acervo Empresa Florestas Inteligentes
Mais informações: Ana Stella Ribeiro M. Neves – Viveiro Florestal de Taubaté – Tel.: (12) 3626-1114/3626-1396