
09/10/2014
Em 28 de agosto, o Instituto Florestal (IF) e o Conselho Estadual do Meio Ambiente (CONSEMA) realizaram audiência publica sobre a proposta de criação da Floresta Estadual do Noroeste Paulista (FENP), uma área a ser reflorestada, adjacente à Estação Ecológica do Noroeste Paulista (EENP), nos arredores do antigo Instituto Penal Agrícola (IPA), na divisa entre os municípios de Mirassol e São José do Rio Preto.
A EENP e a FENP juntas representarão um dos maciços florestais mais importantes no noroeste de São Paulo. Como resultado de curto prazo, esta nova Unidade a ser administrada pelo IF, com a previsão do início do reflorestamento via Termo de Compromisso de Recuperação Ambiental (TCRA), ainda neste ano terá iniciado o reflorestamento com as espécies nativas da região, resultando na ampliação da área verde dos Municípios de São José do Rio Preto e Mirassol em acelerado processo de conurbação, com população estimada de 600 mil habitantes. As novas áreas florestadas com cerca de 400 ha e plantio estimado de 600 mil árvores, o IF estará contribuindo com mais 1 árvore por habitante destes 2 municípios. É um fato relevante, considerando que esta ação representará ampliação dos atuais 7m²/habitantes para 14m², superando o índice recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMC), que é de 12m²/habitantes. Futuramente esta unidade propiciará também condições para implantação de áreas para visitação pública, recreação, lazer e educação ambiental, para população.
A audiência aconteceu no auditório do SENAC em São José do Rio Preto e contou com a presença de representantes de diversas instituições e sociedade civil.
Fotos: Acervo IF
Mais informações: Pesquisador científico Hélio Ogawa- Tel.: (11) 2231-8555/ Ramal 2135