10/06/2014

INSTITUTO FLORESTAL, EM PARCERIA COM  CDCC/USP SÃO CARLOS, EXPÕE PRIMEIROS RESULTADOS DO PROJETO EXPOSIÇÃO ITINERANTE SOBRE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE DA FAUNA SILVESTRE PAULISTA.

Durante os dias de 15 a 18 de maio, das 14 às 20 horas, no Shopping Center Iguatemi São Carlos, o Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC), da USP em São Carlos, em parceria com o Instituto Florestal, Fundação Florestal e Laboratório de Educação Ambiental da Universidade Federal de São Carlos (LEA/UFSCar), realizou a mostra “Olha o Bicho!” com os primeiros resultados dos dois projetos em andamento da parceria. São eles: “Produção de Material Didático sobre a Biodiversidade da Fauna Regional”, e “Exposição Itinerante como Estratégia para a Conservação da Fauna Silvestre da Região Central do Estado de São Paulo”.

A mostra desenvolvida e apresentada funcionou como piloto para o projeto maior da exposição que depois de pronta percorrerá Unidades de Conservação do interior paulista. Neste teste, com público variado que frequenta o shopping local, foi possível fazer algumas avaliações  metodológicas e verificar algumas técnicas de comunicação previstas, além de avaliar as reações do público.

O foco principal da mostra foi alertar para a perda de biodiversidade local ocasionada pelos constantes atropelamentos de fauna que ocorrem na região. Nela o visitante pôde ver e tocar animais taxidermizados como o lobo-guará, a jaguatirica e a onça parda (todos vítimas de atropelamento).

A mostra procurou mostrar por meio de imagens das quatro unidades de conservação pertencentes ao projeto (Estações Ecológicas de Itirapina e Jataí e Parques Estaduais de Vassununga e Porto Ferreira) , os ambientes onde vivem estas espécies animais e discutir a fragmentação de áreas naturais em meio aos ambientes rurais e urbanos.

Os painéis também apresentaram iniciativas de manejo e mitigação das ocorrências com animais silvestres nas rodovias e centros urbanos, ilustrando cenas de captura, tratamento e soltura de animais em áreas protegidas, assim como passagens de fauna e reprodução em cativeiro.

 

Fotos: Acervo Itirapina

Mais informações: Mariano M. Bergel e Paulo Henrique P. Ruffino, Estação Experimental de Itirapina – Tel.: (19) 3575-1345