
28/05/2014
A aluna do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) Renata Neves Biancalana, orientada do pesquisador científico do Instituto Florestal Alexsander Zamorano Antunes, participou entre 8 e 10 de abril da “Cambridge International Swift Conference”, conferência internacional realizada a cada quatro anos que reúne especialistas e interessados na conservação de aves da família Apodidae, popularmente conhecidos como andorinhões ou taperuçus.
A cidade de Cambridge, no Reino Unido, foi a escolhida para 2014, que contou com mais de 150 participantes de 24 países, como Brasil, Canadá, Uzbequistão e Suécia. Renata foi a única palestrante do Hemisfério Sul e pôde acompanhar de perto o trabalho de pesquisadores europeus e americanos. Foram abordadas estratégias de conservação, geolocalização, projetos de ninhos artificiais, influência das aves nas artes e reabilitação de animais resgatados. Um jantar especial para a conferência foi realizado no tradicional Gonville and Caius College.
Em sua palestra, Renata discutiu os desafios de se estudar as espécies de taperuçus nos Neotrópicos, tarefa bastante difícil, sendo que as aves dessa família estão entre as menos pesquisadas nas Américas. As principais ameaças à conservação dessas aves incluem desmatamento, uso de pesticidas, represamento de rios para hidrelétricas (pois algumas espécies reproduzem-se em paredões atrás de quedas d’água), erosão e perda de recursos naturais. Renata apresentou também, seu projeto de pesquisa no PIBIC sobre a biologia reprodutiva do taperuçu-preto (Cypseloides fumigatus) no Parque Estadual Intervales (SP), uma das espécies que utilizam os paredões de cachoeiras.
A conferência teve o apoio de instituições britânicas como a Royal Society for the Protection of Birds (RSPB), South Cambridgeshire District Council e Cambridge City Council, além de ONGs como Action for Swifts e Swift Conservation.
Foto: Renata Neves Biancalana
Mais informações: Pesquisador Científico Alexsander Zamorano Antunes – Seção de Animais Silvestres – Tel. 11-2231.8555 / Ramal 2023 e 2151