
01/04/2014
De 24 a 28 de março, o Instituto Florestal realizou em São Paulo o 4º Curso de Identificação Macroscópica de Madeiras para a Polícia Rodoviária Federal.
Realizado em parceria com a 6ª Superintendência Regional da Polícia Federal de São Paulo, o curso atende a demanda de intensificação a fiscalização do transporte de madeira nativa, principalmente a de origem Amazônica nas divisas do país. Para isso, é necessário identificar e quantificar a madeira transportada e comercializada verificando se é realmente aquela que consta na nota (Documento de Origem Florestal – D.O.F.) ou se é madeira ilegal. Para que o ilícito seja comprovado, há necessidade de análise técnica, ou seja, identificação anatômica macro e microscópica das madeiras e produtos carbonizados (carvão) e elaboração de laudo técnico, que são realizados somente por especialistas.
O objetivo é que ao final do curso os policiais capacitados se tornem multiplicadores, em suas Regionais, dos conhecimentos adquiridos e os empreguem na coibição do transporte e comercialização de madeira ilegal no Brasil e em suas fronteiras.
Foram realizadas visitas técnicas a vários pontos do Parque Estadual Alberto Löfgren, como o Museu Florestal Octávio Vecchi, também conhecido como Museu da Madeira, além do mirante da Pedra Grande, no Parque Estadual da Cantareira, onde foi coletada amostra não destrutiva de madeira.
Participaram da capacitação 11 policiais dos Estados de Mato Grosso, Bahia, Roraima, Piauí Pará, Minas Gerais,Ceará e São Paulo. O corpo docente do curso foi composto pela Dra. Sandra M. B. Florsheim, pesquisadora científica e chefe da Seção de Madeira e Produtos Florestais da Divisão de Dasonomia do Instituto Florestal, e pelos especialistas Biólogo Adriano Peres Ribeiro, Eng. Ambiental Ivelize Maciel de Andrade, Dra Julia Sonsin Oliveira, Bióloga Tatiana Cestini Gouveia e Biólogo Vitor Nascimento Marques.
Fotos: Adriano Peres Ribeiro e Polícia Rodoviária Federal
Mais informações: Pesquisadora Científica Dra. Sandra M. B. Florsheim – Tel. (11) 2231-8555/Ramal 2002