
07/01/2014
No dia 05 de dezembro de 2013 na Casa das Reservas das Biosferas ocorreu a 1ª reunião do novo Conselho de Gestão da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo – RBCV que foi empossado no dia 03 de outubro de 2013 para a gestão do quinto mandato do Conselho de Gestão da RBCV -2013-2015.
A reunião foi marcada por uma pauta intensa de atividades, e contou com o prestigio do Secretário do Verde e Meio Ambiente de Mogi das Cruzes Sr. Romildo Campello que proferiu em conjunto com o engenheiro Florestal Rodrigo Victor da Fundação Florestal (FF) palestra sobre a participação da RBCV em conjunto com o Instituto Florestal, FF e a Prefeitura de Mogi das Cruzes na criação da nova Unidade de Proteção Ambiental na Serra do Itapeti.
A nova unidade contempla três municípios, Mogi das Cruzes (96%), Guararema (3%) e Suzano (1%), e irá garantir a preservação de importante remanescente de Mata Atlântica e espécies de fauna e flora da região.
A reunião contou ainda com a votação democrática do novo presidente do Conselho de Gestão e formação do Grupo Bureau, integrado por membros do Conselho que tem a incumbência de reunir mensalmente para tratar de questões diversas da RBCV de forma preparatória para as reuniões plenárias do Conselho de Gestão que acontecem trimestralmente. O coordenador da Reserva Pesquisador Cientifico Luis Alberto Bucci apresentou o balanço das atividades desenvolvidas no período 2011-2013. A Reunião do Conselho teve a participação de 08 integrantes do Governo, 10 de entidades não governamentais, 10 representantes de municípios e 08 observadores totalizando 36 participantes.
A RBCV
A Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo (RBCV) foi originária de um grande movimento popular da sociedade entre as décadas de 1980 e 1990 e foi encampado pelo Instituto Florestal da Secretaria do Meio Ambiente, que passou a desenvolver a maioria das ações institucionais. Com a Legislação Federal e Estadual que regulamentou o sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), a RBCV passou a ter um Conselho de Gestão, principal instância deliberativa, sendo o Instituto Florestal responsável por sua coordenação executiva.
O objetivo de uma reserva da biosfera é promover a gestão integrada do seu território, harmonizando conservação ambiental, desenvolvimento humano e econômico, estimulando a educação e a pesquisa e configurando-se como uma plataforma de diálogo, troca de experiências, integração de políticas e mediação de conflitos, o Conselho de Gestão da RBCV iniciou suas atividades em 2004.
Fotos: Ricardo Marcelo Giacon
Mais informações: Luis Alberto Bucci – Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo – Tel. (11) 2231-8555 / Ramal 2013