06/12/2013

O Instituto Florestal ofereceu, de 18 a 22 de novembro de 2013, o primeiro módulo do curso intitulado “Floresta Ombrófila Densa: estágios sucessionais e espécies indicadoras”, para dez técnicos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) da SUPES/SP e Unidades Descentralizadas.

O objetivo do curso foi capacitar os servidores na identificação de estágios sucessionais e espécies indicadoras da Floresta Ombrófila Densa, atualizando conhecimentos e apresentando instrumentos que auxiliem na elaboração de laudos técnicos. Este primeiro módulo foi realizado por meio de aulas de laboratório e expedições a campo no Parque Estadual Alberto Löfgren e Parque Estadual da Cantareira, a fim de treinar os técnicos no reconhecimento de espécies florestais do Planalto Paulistano.

O Curso foi coordenado pela pesquisadora científica do IF Natália Macedo Ivanauskas e teve também como docentes, além de Natália, os pesquisadores Geraldo A.D.C. Franco, Frederico A.R.D.P. Arzolla e Francisco Eduardo Silva Pinto Vilela  e a bióloga Rejane Esteves. A realização desta atividade mostra que o corpo técnico do Instituto Florestal é referência para outras instituições ambientais. Pretende-se cada vez mais ampliar diálogos e estreitar relações que são saudáveis para ambas as instituições.

 

Fotos: Paulo A. Muzio

Mais informações: Pesquisadora científica Natália Macedo Ivanauskas – Seção de Ecologia Florestal – Tel.: (11) 2231-8555 / Ramal 2097