
20/12/2013
De 11 a 18 de novembro de 2013, as equipes da Seção da Floresta Estadual de Assis e da Seção de Engenharia Florestal ofereceram curso de capacitação em “Restauração de Ecossistemas” dirigido a seis engenheiros ambientais, florestais e civis da Secretaria Nacional de Água do Equador – SENAGUA.
O curso faz parte do projeto “Apoio à Restauração Florestal e Monitoramento Hidrológico de Microbacias Hidrográficas sob Influência Direta de Grandes Reservatórios no Equador”, desenvolvido no âmbito do Acordo Básico de Cooperação Técnica Científica e Tecnológica entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da República do Equador. Neste acordo está previsto o desenvolvimento de processos planejados de recuperação florestal, associados ao monitoramento hidrológico, como ferramentas chave para o manejo de bacias hidrográficas visando à diminuição do assoreamento em grandes reservatórios equatorianos.
Durante o curso, a equipe do Instituto Florestal explanou sobre aspectos ecológicos e técnicos da recuperação florestal e realizou aulas práticas, em campo, nos vários projetos de pesquisa científica realizados na Floresta Estadual de Assis e em visitas a áreas de recuperação realizadas pela empresa Duke Energy às margens das represas de geração de energia elétrica no rio Paranapanema.
A engenheira ambiental Catalina Del Rocio Ortiz López, Diretora de Articulação Territorial da Secretaria Nacional de Água do Equador e participante do treinamento, avaliou o curso de forma bastante positiva e afirmou que a expertise dos pesquisadores do Instituto Florestal e os conhecimentos transmitidos durante o curso serão fundamentais para a implementação de novos projetos de recuperação de bacias próximas às grandes represas de abastecimento público e irrigação no Equador.
Segundo o engenheiro florestal Antônio Carlos G. Melo, um dos coordenadores do curso pelo IF, os conhecimentos transmitidos nas atividades, além de colaborar de forma definitiva para a capacitação do corpo técnico equatoriano, possibilitarão a realização dos próximos passos do projeto de cooperação entre os governos do Brasil e Equador, que são a instalação de projetos de recuperação florestal com caráter demonstrativo em três microbacias dos reservatórios do Tahuin e Esperanza.
Em etapa a ser realizada no mês de abril de 2014 na cidade de Manta, no Equador, a equipe brasileira coordenará workshop onde serão discutidas experiências equatorianas em recuperação florestal e aspectos operacionais da implementação das etapas finais do projeto de Cooperação.
Fotos: Acervo IF
Mais informações: Pesquisador Científico Dr. Valdir de Cicco – Tel. (11) 2231-8555/Ramal 2023