11/11/2013

O Instituto Florestal participou do V Simpósio de Restauração Ecológica, realizado de 04 a 08 de novembro de 2013 no Instituto de Botânica, em São Paulo.

Sob a temática “Políticas públicas para conservação da biodiversidade”, o objetivo principal do Simpósio foi oferecer subsídios para a discussão, análise, execução de estudos, projetos e ações relacionadas à restauração ecológica, fundamentados em conceitos desenvolvidos pela comunidade científica bem como em experiências práticas do setor privado.

No dia 07, Miguel Luiz Menezes Freitas, pesquisador científico e Diretor Geral do Instituto Florestal, ministrou palestra com o título “Pomares de Sementes: Conservação Genética de Espécies Arbóreas Nativas no Instituto Florestal de São Paulo”. No mesmo dia, Giselda Durigan, também pesquisadora da instituição, apresentou resultados de anos de pesquisa em sua palestra “Reflexões sobre a Restauração Ecológica em Regiões do Cerrado”. O corpo técnico do IF também apresentou diversos trabalhos nas exposições de pôsteres, que ocorreram nos dias 06, 07 e 08. Além disso, a instituição se fez presente com um estande institucional, que apresentou o Instituto aos visitantes e distribuiu publicações. Durante os cinco dias do Simpósio, o cerimonial foi conduzido pelo pesquisador científico do IF Luis Alberto Bucci, que também fez parte da coordenação do evento.

O Simpósio foi voltado ao público acadêmico, órgãos de governo ligados ao meio ambiente, empresas da área ambiental ou em processo de adequação ambiental e demais técnicos e profissionais especializados, além de agentes econômicos envolvidos na área. Além de contar com o envolvimento de todos os órgãos da Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo nas palestras e minicursos, o evento deste ano teve também a participação de representantes da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, prefeituras e diversas empresas públicas e privadas, além do envolvimento de seis universidades públicas.

O evento é uma ação concreta integrada de diversos órgãos comprometidos com as políticas públicas que possam melhorar a qualidade ambiental e, consequentemente a qualidade de vida dos cidadãos, além de produzir informações científicas que subsidiarão ações dos setores florestais relacionados à restauração ecológica e à conservação da biodiversidade.

Estiveram presentes mais de 800 participantes inscritos.

 

Fotos: Paulo A. Muzio

Mais informações: Pesquisador científico Luis Alberto Bucci – Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo – Tel.: (11) 2231-8555/ Ramal 2013